Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Mandioca e Fruticultura. |
Data corrente: |
17/03/2006 |
Data da última atualização: |
17/03/2006 |
Autoria: |
SOUZA, R. de C.; AMATO NETO, J. |
Afiliação: |
USP. |
Título: |
Condições para a inserção de uma cooperativa exportadora de suco de maracujá concentrado no mercado global. |
Ano de publicação: |
2005 |
Fonte/Imprenta: |
Agricultura em São Paulo, São Paulo, v. 52, n. 2, p. 5-15, jul./dez. 2005. |
ISSN: |
0044-6793 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Com o objetivo deste artigo é investigar o comportamento de uma organização brasileira nas suas relações com fornecedores e compradores em sua inserção no comércio internacional. A hipótese do estudo é que o mercado externo pode induzir um processo de aprendizado nas organizações de países em desenvolvimento ao atuarem no comércio internacional. A abordagem teórica utilizada foi a de Cadeia de Valor Global, cuja principal preocupação é investigar a inserção de agentes locais, de países em desenvolvimento, no mercado global. Para o estudo empírico foi escolhida a abordagem qualitativa, com a utilização do método estudo de caso para investigar uma cooperativa exportadora de suco de maracujá localizada na Região Norte do Brasil. Concluiu-se que a cooperativa analisada vem sofrendo um processo de aprendizado em virtude de sua atuação no mercado externo. No entanto, para que haja aprendizado, é fundamental o suporte de instituições em nível local e internacional, bem como determinadas ações, tal como diversificação das atividades para sedimentar o aprendizado que vem sendo adquirido neste processo. |
Palavras-Chave: |
cadeia de valor; instituições; Mercado global. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 01712naa a2200181 a 4500 001 1653608 005 2006-03-17 008 2005 bl uuuu u00u1 u #d 022 $a0044-6793 100 1 $aSOUZA, R. de C. 245 $aCondições para a inserção de uma cooperativa exportadora de suco de maracujá concentrado no mercado global. 260 $c2005 520 $aCom o objetivo deste artigo é investigar o comportamento de uma organização brasileira nas suas relações com fornecedores e compradores em sua inserção no comércio internacional. A hipótese do estudo é que o mercado externo pode induzir um processo de aprendizado nas organizações de países em desenvolvimento ao atuarem no comércio internacional. A abordagem teórica utilizada foi a de Cadeia de Valor Global, cuja principal preocupação é investigar a inserção de agentes locais, de países em desenvolvimento, no mercado global. Para o estudo empírico foi escolhida a abordagem qualitativa, com a utilização do método estudo de caso para investigar uma cooperativa exportadora de suco de maracujá localizada na Região Norte do Brasil. Concluiu-se que a cooperativa analisada vem sofrendo um processo de aprendizado em virtude de sua atuação no mercado externo. No entanto, para que haja aprendizado, é fundamental o suporte de instituições em nível local e internacional, bem como determinadas ações, tal como diversificação das atividades para sedimentar o aprendizado que vem sendo adquirido neste processo. 653 $acadeia de valor 653 $ainstituições 653 $aMercado global 700 1 $aAMATO NETO, J. 773 $tAgricultura em São Paulo, São Paulo$gv. 52, n. 2, p. 5-15, jul./dez. 2005.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Mandioca e Fruticultura (CNPMF) |
|