01712naa a2200181 a 450000100080000000500110000800800410001902200140006010000200007424501170009426000090021152011520022065300200137265300190139265300190141170000190143077300810144916536082006-03-17 2005 bl uuuu u00u1 u #d a0044-67931 aSOUZA, R. de C. aCondições para a inserção de uma cooperativa exportadora de suco de maracujá concentrado no mercado global. c2005 aCom o objetivo deste artigo é investigar o comportamento de uma organização brasileira nas suas relações com fornecedores e compradores em sua inserção no comércio internacional. A hipótese do estudo é que o mercado externo pode induzir um processo de aprendizado nas organizações de países em desenvolvimento ao atuarem no comércio internacional. A abordagem teórica utilizada foi a de Cadeia de Valor Global, cuja principal preocupação é investigar a inserção de agentes locais, de países em desenvolvimento, no mercado global. Para o estudo empírico foi escolhida a abordagem qualitativa, com a utilização do método estudo de caso para investigar uma cooperativa exportadora de suco de maracujá localizada na Região Norte do Brasil. Concluiu-se que a cooperativa analisada vem sofrendo um processo de aprendizado em virtude de sua atuação no mercado externo. No entanto, para que haja aprendizado, é fundamental o suporte de instituições em nível local e internacional, bem como determinadas ações, tal como diversificação das atividades para sedimentar o aprendizado que vem sendo adquirido neste processo. acadeia de valor ainstituições aMercado global1 aAMATO NETO, J. tAgricultura em São Paulo, São Paulogv. 52, n. 2, p. 5-15, jul./dez. 2005.