|
|
| Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Amazônia Oriental. Para informações adicionais entre em contato com cpatu.biblioteca@embrapa.br. |
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Amazônia Oriental. |
Data corrente: |
02/05/2007 |
Data da última atualização: |
30/07/2014 |
Autoria: |
SILVA, M. F. da. |
Título: |
Pensar o trabalho é pensar a vida: as dimensões da formação na pedagogia da alternância da escola família agrícola de Marabá-PA. |
Ano de publicação: |
2003 |
Fonte/Imprenta: |
2003. |
Páginas: |
103 f. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Dissertação (Mestrado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento sustentável) - Universidade Federal do Pará, Embrapa Amazônia Oriental, Belém, PA. Orientadora: Profª Drª Ney Cristina Monteiro de Oliveira. |
Conteúdo: |
Nas diretrizes curriculares do Programa de formação baseado na Pedagogia da Alternância, denominado Escola Família Agrícola de Marabá, está expressa a suposição de que este pode contribuir para o desenvolvimento da agricultura familiar, por estar alçado metodologicamente numa proposição que superaria aquela praticada pelas escolas vinculadas ao sistema de educação pública, ou seja, o percurso pedagógico ocorreria a partir das experiências desenvolvidas no processo sócio-produtivo dos jovens e, em consequência disso, dar-se-ia a requalificação do papel da família no processo formativo. Através deste trabalho, analisamos as dimensões da formação que vem sendo efetivadas pelo programa, tornando como central a análise do papel atribuído à educação e ao conteúdo da categoria trabalho. Neste sentido, concluímos que, embora o Programa seja um investimento importante na formação da juventude do campo, em seu atual nível de desenvolviemnto, ainda são pouco evidentes as rupturas com a prática negada do sistema educacional e os efeitos sobre a agricultura familiar só poderão se fazer sentir mediante a institucionalização de processos paralelos que viabilizem a presença das famílias e das novas gerações na terra. |
Palavras-Chave: |
Brasil; Educação rural; Marabá; Pará. |
Thesagro: |
Agricultura Familiar; Ensino Agrícola. |
Thesaurus Nal: |
Amazonia. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 02070nam a2200217 a 4500 001 1409111 005 2014-07-30 008 2003 bl uuuu m 00u1 u #d 100 1 $aSILVA, M. F. da 245 $aPensar o trabalho é pensar a vida$bas dimensões da formação na pedagogia da alternância da escola família agrícola de Marabá-PA. 260 $a2003.$c2003 300 $a103 f. 500 $aDissertação (Mestrado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento sustentável) - Universidade Federal do Pará, Embrapa Amazônia Oriental, Belém, PA. Orientadora: Profª Drª Ney Cristina Monteiro de Oliveira. 520 $aNas diretrizes curriculares do Programa de formação baseado na Pedagogia da Alternância, denominado Escola Família Agrícola de Marabá, está expressa a suposição de que este pode contribuir para o desenvolvimento da agricultura familiar, por estar alçado metodologicamente numa proposição que superaria aquela praticada pelas escolas vinculadas ao sistema de educação pública, ou seja, o percurso pedagógico ocorreria a partir das experiências desenvolvidas no processo sócio-produtivo dos jovens e, em consequência disso, dar-se-ia a requalificação do papel da família no processo formativo. Através deste trabalho, analisamos as dimensões da formação que vem sendo efetivadas pelo programa, tornando como central a análise do papel atribuído à educação e ao conteúdo da categoria trabalho. Neste sentido, concluímos que, embora o Programa seja um investimento importante na formação da juventude do campo, em seu atual nível de desenvolviemnto, ainda são pouco evidentes as rupturas com a prática negada do sistema educacional e os efeitos sobre a agricultura familiar só poderão se fazer sentir mediante a institucionalização de processos paralelos que viabilizem a presença das famílias e das novas gerações na terra. 650 $aAmazonia 650 $aAgricultura Familiar 650 $aEnsino Agrícola 653 $aBrasil 653 $aEducação rural 653 $aMarabá 653 $aPará
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Amazônia Oriental (CPATU) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
|
|
Registros recuperados : 6,013 | |
29. | | SILVA, M. P. da. Construindo a responsabilidade social e ambiental. In: HAMMES, V. S.; ARZABE, C.; RACHWAL M. F. G.; PRIMAVESI, O. M. A. S. P. R. (ed.). Empresa, meio ambiente e responsabilidade socioambiental. Brasília, DF: Embrapa; Jaguariúna: Embrapa Meio Ambiente, 2012. p. 289-294. (Educação, meio ambiente e responsabilidade socioambiental, v. 6).Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Biblioteca(s): Embrapa Acre. |
| |
34. | | SILVA, M. T. da. Lodo de esgoto como insumo para produção de mamona. 2015. 80 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar. Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Sérgio Delmar dos Anjos e Silva, Co-Orientador (es): Eberson Diedrich Eicholz, Tânia Beatriz Gamboa...Tipo: Orientação de Tese de Pós-Graduação |
Biblioteca(s): Embrapa Clima Temperado. |
| |
Registros recuperados : 6,013 | |
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|