02070nam a2200217 a 450000100080000000500110000800800410001910000200006024501410008026000160022130000110023750002200024852012710046865000130173965000250175265000210177765300110179865300210180965300120183065300100184214091112014-07-30 2003 bl uuuu m 00u1 u #d1 aSILVA, M. F. da aPensar o trabalho é pensar a vidabas dimensões da formação na pedagogia da alternância da escola família agrícola de Marabá-PA. a2003.c2003 a103 f. aDissertação (Mestrado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento sustentável) - Universidade Federal do Pará, Embrapa Amazônia Oriental, Belém, PA. Orientadora: Profª Drª Ney Cristina Monteiro de Oliveira. aNas diretrizes curriculares do Programa de formação baseado na Pedagogia da Alternância, denominado Escola Família Agrícola de Marabá, está expressa a suposição de que este pode contribuir para o desenvolvimento da agricultura familiar, por estar alçado metodologicamente numa proposição que superaria aquela praticada pelas escolas vinculadas ao sistema de educação pública, ou seja, o percurso pedagógico ocorreria a partir das experiências desenvolvidas no processo sócio-produtivo dos jovens e, em consequência disso, dar-se-ia a requalificação do papel da família no processo formativo. Através deste trabalho, analisamos as dimensões da formação que vem sendo efetivadas pelo programa, tornando como central a análise do papel atribuído à educação e ao conteúdo da categoria trabalho. Neste sentido, concluímos que, embora o Programa seja um investimento importante na formação da juventude do campo, em seu atual nível de desenvolviemnto, ainda são pouco evidentes as rupturas com a prática negada do sistema educacional e os efeitos sobre a agricultura familiar só poderão se fazer sentir mediante a institucionalização de processos paralelos que viabilizem a presença das famílias e das novas gerações na terra. aAmazonia aAgricultura Familiar aEnsino Agrícola aBrasil aEducação rural aMarabá aPará