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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Agroindústria de Alimentos. |
Data corrente: |
03/12/2018 |
Data da última atualização: |
01/04/2019 |
Tipo da produção científica: |
Orientação de Tese de Pós-Graduação |
Autoria: |
ROCHA, W. S. da. |
Afiliação: |
Wânia Silveira da Rocha, UFRJ. |
Título: |
Efeito da ordem de apresentação das questões CATA (checkall-that-apply) na avaliação sensorial de smoothies de frutas destinados ao público infantojuvenil. |
Ano de publicação: |
2018 |
Fonte/Imprenta: |
2018. |
Páginas: |
160 f. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Tese (Doutorado em Ciências de Alimentos) - Instituto de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. Orientadora: Rosires Deliza, CTAA; coorientador: Alexandre Guedes Torres, UFRJ. |
Conteúdo: |
Estimular o consumo de frutas entre crianças e adolescentes contribui para redução das doenças não transmissíveis relacionadas à obesidade na vida adulta. Desenvolver um smoothie, produto com textura similar ao milk-shake popular entre os jovens, à base de fruta, contribui simultaneamente com a ampliação da oferta de produto saudável e a redução da perda de fruta devido ao transporte. Atualmente, além dos testes de aceitação, o desenvolvimento de produtos tem sido orientado pelo envolvimento do consumidor tanto nas etapas iniciais, utilizando pesquisa qualitativa, a exemplo do grupo focal, quanto na elaboração do perfil sensorial e de emoção associada com uso do método Check-All-That-Apply- CATA. O CATA é de fácil entendimento e uso para o consumidor, que marca todas as palavras ou frases que descrevem os produtos e por este motivo foi sugerido para estudos envolvendo crianças e adolescentes. Os possíveis interferentes da sua utilização, tais como: forma de apresentação; ordem das palavras e frases; horário de teste e grau de facilidade de preenchimento, foram estudados com o público adulto. Os objetivos desse estudo foram: desenvolver smoothie exclusivamente de frutas, sem adição de açúcar e avaliar como a ordem de apresentação das palavras CATA interfere no perfil sensorial e de emoção do produto avaliado por crianças e adolescentes de bairros com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) médio e alto. O Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual de Feira de Santana avaliou e aprovou a realização dos estudos que compuseram a tese. No primeiro estudo (Capítulo 1), através de grupos focais com pais e crianças e adolescentes foi possível observar as preferências e interferências das crianças e adolescentes nas compras da família; obter informação sobre quais frutas são mais apreciadas pelas crianças e adolescentes segundo o ponto de vista dos pais, e obter sugestões para nome do produto; possíveis momentos para consumo e principalmente a mistura com expectativa positiva para consumo. No segundo estudo (Capítulo 2), a partir da mistura selecionada no estudo anterior, foram elaboradas nove formulações (F1 – F9) e analisadas quanto às características: físico-químicas; microbiológicas; aceitação e perfil sensorial por CATA, com termos sensoriais apresentados em ordem alfabética (fixa) e em ordem balanceada entre consumidores, sendo que todos os termos foram obtidos através de discussão aberta com o público-alvo. As formulações F2 e F5 foram selecionadas em função da aceitação, diferença no perfil sensorial e da quantidade de fibra. O terceiro estudo (Capítulo 3) avaliou a aceitação às cegas, a aceitação esperada (avaliação somente observando a embalagem) e a informada (quando foram apresentados produto e embalagem), de cinco produtos os quais foram identificados utilizando delineamento fracionado com dois níveis dos seguintes fatores: formulação (F2 e F5); o apelo (saudável e delicioso); imagem (com e sem) e informação sobre a proporção das frutas (apresentada na frente e no verso). As questões CATA dos atributos sensoriais e de emoções associadas foram apresentadas tanto em ordem balanceada entre consumidores quanto em ordem balanceada simultaneamente entre consumidores e amostras. Os resultados demonstraram que o perfil das emoções associadas ajudou na diferenciação das amostras, uma vez que elas não diferiram na avaliação da aceitação às cegas. As informações na frente do rótulo influenciaram positivamente a aceitação, enquanto que, os apelos saudável e delicioso alteraram positivamente a aceitação para os IDH alto e médio, respectivamente. Não houve diferença significativa quanto à frequência de consumo de frutas e suco de frutas entre os IDHs. Tal resultado pode ser explicado devido ao fato dos participantes do IDH médio participarem de projeto especial de atenção à criança e adolescente, que incentivava e disponibilizava frutas visando uma alimentação saudável. A apresentação dos termos em ordem balanceada gerou um maior número de termos marcados, mas sem diferença significativa (p>0,05), em comparação com o número de termos marcados na apresentação em ordem alfabética (fixa). O coeficiente RV apresentou similaridade entre as formas de apresentação alfabética (fixa) e balanceada somente para os consumidores do IDH alto. Para IDH médio não houve similaridade em relação às comparações da ordem de apresentação das questões CATA. Os resultados demonstraram que não houve diferença (p>0,05) entre a apresentação na ordem balanceada e alfabética considerando o total de termos significativos, i.e., que diferiram entre as amostras (p?0,05). Não foi observada maior frequência de marcação para os termos situados nas primeiras posições das questões CATA em nenhum dos IDHs estudados. De um modo geral, foi observado que quanto maior o esforço cognitivo envolvido, menor a quantidade de termos marcados, embora sem diferença significativa. Os perfis sensoriais e das emoções associadas aos produtos complementaram a avaliação da aceitação. Foi possível observar que as informações e apelos dos rótulos influenciaram diferentemente as crianças e adolescentes dos distintos IDHs sugerindo que estratégias de marketing diferenciadas e específicas para o aprimoramento do produto devem ser realizadas para esses dois nichos de mercado. MenosEstimular o consumo de frutas entre crianças e adolescentes contribui para redução das doenças não transmissíveis relacionadas à obesidade na vida adulta. Desenvolver um smoothie, produto com textura similar ao milk-shake popular entre os jovens, à base de fruta, contribui simultaneamente com a ampliação da oferta de produto saudável e a redução da perda de fruta devido ao transporte. Atualmente, além dos testes de aceitação, o desenvolvimento de produtos tem sido orientado pelo envolvimento do consumidor tanto nas etapas iniciais, utilizando pesquisa qualitativa, a exemplo do grupo focal, quanto na elaboração do perfil sensorial e de emoção associada com uso do método Check-All-That-Apply- CATA. O CATA é de fácil entendimento e uso para o consumidor, que marca todas as palavras ou frases que descrevem os produtos e por este motivo foi sugerido para estudos envolvendo crianças e adolescentes. Os possíveis interferentes da sua utilização, tais como: forma de apresentação; ordem das palavras e frases; horário de teste e grau de facilidade de preenchimento, foram estudados com o público adulto. Os objetivos desse estudo foram: desenvolver smoothie exclusivamente de frutas, sem adição de açúcar e avaliar como a ordem de apresentação das palavras CATA interfere no perfil sensorial e de emoção do produto avaliado por crianças e adolescentes de bairros com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) médio e alto. O Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual de Feira de Santana... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Adolescente; Criança e adolescente; Desenvolvimento de produto; Ordem de apresentação das questões CATA; Smoothie. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/187538/1/TESE-doc-ROCHA-WS-JUNHO-2018-pdf.pdf
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Marc: |
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Atualmente, além dos testes de aceitação, o desenvolvimento de produtos tem sido orientado pelo envolvimento do consumidor tanto nas etapas iniciais, utilizando pesquisa qualitativa, a exemplo do grupo focal, quanto na elaboração do perfil sensorial e de emoção associada com uso do método Check-All-That-Apply- CATA. O CATA é de fácil entendimento e uso para o consumidor, que marca todas as palavras ou frases que descrevem os produtos e por este motivo foi sugerido para estudos envolvendo crianças e adolescentes. Os possíveis interferentes da sua utilização, tais como: forma de apresentação; ordem das palavras e frases; horário de teste e grau de facilidade de preenchimento, foram estudados com o público adulto. Os objetivos desse estudo foram: desenvolver smoothie exclusivamente de frutas, sem adição de açúcar e avaliar como a ordem de apresentação das palavras CATA interfere no perfil sensorial e de emoção do produto avaliado por crianças e adolescentes de bairros com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) médio e alto. O Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual de Feira de Santana avaliou e aprovou a realização dos estudos que compuseram a tese. No primeiro estudo (Capítulo 1), através de grupos focais com pais e crianças e adolescentes foi possível observar as preferências e interferências das crianças e adolescentes nas compras da família; obter informação sobre quais frutas são mais apreciadas pelas crianças e adolescentes segundo o ponto de vista dos pais, e obter sugestões para nome do produto; possíveis momentos para consumo e principalmente a mistura com expectativa positiva para consumo. No segundo estudo (Capítulo 2), a partir da mistura selecionada no estudo anterior, foram elaboradas nove formulações (F1 – F9) e analisadas quanto às características: físico-químicas; microbiológicas; aceitação e perfil sensorial por CATA, com termos sensoriais apresentados em ordem alfabética (fixa) e em ordem balanceada entre consumidores, sendo que todos os termos foram obtidos através de discussão aberta com o público-alvo. As formulações F2 e F5 foram selecionadas em função da aceitação, diferença no perfil sensorial e da quantidade de fibra. O terceiro estudo (Capítulo 3) avaliou a aceitação às cegas, a aceitação esperada (avaliação somente observando a embalagem) e a informada (quando foram apresentados produto e embalagem), de cinco produtos os quais foram identificados utilizando delineamento fracionado com dois níveis dos seguintes fatores: formulação (F2 e F5); o apelo (saudável e delicioso); imagem (com e sem) e informação sobre a proporção das frutas (apresentada na frente e no verso). As questões CATA dos atributos sensoriais e de emoções associadas foram apresentadas tanto em ordem balanceada entre consumidores quanto em ordem balanceada simultaneamente entre consumidores e amostras. Os resultados demonstraram que o perfil das emoções associadas ajudou na diferenciação das amostras, uma vez que elas não diferiram na avaliação da aceitação às cegas. As informações na frente do rótulo influenciaram positivamente a aceitação, enquanto que, os apelos saudável e delicioso alteraram positivamente a aceitação para os IDH alto e médio, respectivamente. Não houve diferença significativa quanto à frequência de consumo de frutas e suco de frutas entre os IDHs. Tal resultado pode ser explicado devido ao fato dos participantes do IDH médio participarem de projeto especial de atenção à criança e adolescente, que incentivava e disponibilizava frutas visando uma alimentação saudável. A apresentação dos termos em ordem balanceada gerou um maior número de termos marcados, mas sem diferença significativa (p>0,05), em comparação com o número de termos marcados na apresentação em ordem alfabética (fixa). O coeficiente RV apresentou similaridade entre as formas de apresentação alfabética (fixa) e balanceada somente para os consumidores do IDH alto. Para IDH médio não houve similaridade em relação às comparações da ordem de apresentação das questões CATA. Os resultados demonstraram que não houve diferença (p>0,05) entre a apresentação na ordem balanceada e alfabética considerando o total de termos significativos, i.e., que diferiram entre as amostras (p?0,05). Não foi observada maior frequência de marcação para os termos situados nas primeiras posições das questões CATA em nenhum dos IDHs estudados. De um modo geral, foi observado que quanto maior o esforço cognitivo envolvido, menor a quantidade de termos marcados, embora sem diferença significativa. Os perfis sensoriais e das emoções associadas aos produtos complementaram a avaliação da aceitação. 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Registro original: |
Embrapa Agroindústria de Alimentos (CTAA) |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Acre. |
Data corrente: |
18/11/2014 |
Data da última atualização: |
03/11/2023 |
Tipo da produção científica: |
Resumo em Anais de Congresso |
Autoria: |
CUNHA, C. R. da; LIMA, Y. B.; FURTADO, C. de M.; MACIEL, V. T.; FERNANDES, E. T. M. B. |
Afiliação: |
CLARISSA RESCHKE DA CUNHA, CPAF-AC; YVANIA BARBOZA LIMA, UNINORTE; CYDIA DE MENEZES FURTADO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE; VLAYRTON TOME MACIEL, CPAF-AC; ENEIDE TAUMATURGO MACAMBIRA BRAGA FERNANDES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE. REDE BIONORTE. |
Título: |
Efeito do pH na qualidade do néctar misto de açaí e cupuaçu. |
Ano de publicação: |
2014 |
Fonte/Imprenta: |
In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA, 66., 2014. Rio Branco. Anais... Rio Branco: SBPC, 2014. |
Páginas: |
1 p. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Nos últimos anos, tem havido grande crescimento de demanda por polpa e derivados de açaí, o que se deve às propriedades nutricionais do fruto, que é um alimento energético e rico em antocianinas. Em consonância com essa tendência, a Embrapa desenvolveu um produto denominado néctar misto de açaí, que tem como componentes principais o açaí, o cupuaçu e o guaraná. O processo, além de possibilitar a conservação da polpa de açaí sem o uso de conservantes, propõe o aproveitamento de dois outros produtos típicos da região amazônica, o cupuaçu e o guaraná. Embora o pedido de patente descreva o processo de fabricação, há poucas informações sobre a padronização dos parâmetros de processamento, o que dificulta a obtenção de um produto com qualidade constante. O pH do néctar, por exemplo, é controlado pela adição da polpa de cupuaçu e pode variar entre 2,5 e 4,5. Do ponto de vista da cor e estabilidade das antocianinas, que são compostos extremamente sensíveis ao pH, essa faixa é muito ampla, podendo levar à obtenção de produtos com características bastante diferentes. Esse fato, associado à grande variação de pH das polpas de cupuaçu encontradas o mercado, pode representar um problema para as indústrias que eventualmente optarem por fabricar o produto. |
Palavras-Chave: |
Nectar misto; Qualidade do pH. |
Thesagro: |
Açaí; Cupuaçu; Guaraná. |
Categoria do assunto: |
Q Alimentos e Nutrição Humana |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/111841/1/25285.pdf
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Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Acre (CPAF-AC) |
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