Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Agricultura Digital. |
Data corrente: |
30/10/1996 |
Data da última atualização: |
07/08/2007 |
Autoria: |
MONTEIRO, A. B. S.; NOBRE, F. F. |
Título: |
Inferencia bayesiana e mapeamento geografico de acidentes de transito. |
Ano de publicação: |
1996 |
Fonte/Imprenta: |
In: SIMPÓSIO NACIONAL DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA, 12., 1996, Caxambu. Resumos... São Paulo: ABE, 1996. |
Páginas: |
p.269-270. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Resumo. |
Conteúdo: |
O estudo da variacao espacial de taxas de mortalidade, incluindo a escolha do metodo de estimacao (entre classicos e Bayesianos), foi realizado utilizando dados de acidentes de transito em Sao Paulo, em 1990. O estudo da variacao espacial das taxas de incidencia ou mortalidade de um certo fenomeno e parte fundamental dos estudos epidemiologicos. Um dos principais problemas neste tipo de modelagem e a escolha da medida apropriada de mortalidade a mapear. Taxas brutas e medidas de significancia sao amplamente utilizadas; entretanto, elas podem representar erroneamento a distribuicao geografica, principalmente quando o tamanho populacional de uma regiao e relativamente pequeno. Tal problema ja havia sido mencionado por Clayton e Kaldor (1987) e Marshall (1991a).Varias propostas de estimadores vem sendo apresentadas, incluindo efeitos. Supondo que o numero de ocorrencias (associada a cada area) segue uma distribuicao Poisson e que a taxa de mortalidade segue a priori uma Gama, foram obtidos estimadores de Empirical Bayes (Clayton r Kaldor (1987)), do metodo dos momentos (Marshall (1991b) e da metodologia Full Bayes, supondo a priori fornecida por um especialista. O banco de dados para a aplicacao consistia de um total de 570 municipios para os quais estavam disponiveis o nome, codigo IBGE, latitude e longitude (em fracao de grau) da sede municipal, populacao municipal (em 1991) e numero de obtos por acidentes de transito (codigo 800 a 810, em 1990). Foram comparados neste trabalho dois tipos de modelos, os (...) MenosO estudo da variacao espacial de taxas de mortalidade, incluindo a escolha do metodo de estimacao (entre classicos e Bayesianos), foi realizado utilizando dados de acidentes de transito em Sao Paulo, em 1990. O estudo da variacao espacial das taxas de incidencia ou mortalidade de um certo fenomeno e parte fundamental dos estudos epidemiologicos. Um dos principais problemas neste tipo de modelagem e a escolha da medida apropriada de mortalidade a mapear. Taxas brutas e medidas de significancia sao amplamente utilizadas; entretanto, elas podem representar erroneamento a distribuicao geografica, principalmente quando o tamanho populacional de uma regiao e relativamente pequeno. Tal problema ja havia sido mencionado por Clayton e Kaldor (1987) e Marshall (1991a).Varias propostas de estimadores vem sendo apresentadas, incluindo efeitos. Supondo que o numero de ocorrencias (associada a cada area) segue uma distribuicao Poisson e que a taxa de mortalidade segue a priori uma Gama, foram obtidos estimadores de Empirical Bayes (Clayton r Kaldor (1987)), do metodo dos momentos (Marshall (1991b) e da metodologia Full Bayes, supondo a priori fornecida por um especialista. O banco de dados para a aplicacao consistia de um total de 570 municipios para os quais estavam disponiveis o nome, codigo IBGE, latitude e longitude (em fracao de grau) da sede municipal, populacao municipal (em 1991) e numero de obtos por acidentes de transito (codigo 800 a 810, em 1990). Foram comparados neste traba... Mostrar Tudo |
Categoria do assunto: |
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Marc: |
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