02022naa a2200157 a 450000100080000000500110000800800410001910000230006024500750008326000090015830000150016750000120018252015390019470000170173377301140175010039182007-08-07 1996 bl uuuu u00u1 u #d1 aMONTEIRO, A. B. S. aInferencia bayesiana e mapeamento geografico de acidentes de transito. c1996 ap.269-270. aResumo. aO estudo da variacao espacial de taxas de mortalidade, incluindo a escolha do metodo de estimacao (entre classicos e Bayesianos), foi realizado utilizando dados de acidentes de transito em Sao Paulo, em 1990. O estudo da variacao espacial das taxas de incidencia ou mortalidade de um certo fenomeno e parte fundamental dos estudos epidemiologicos. Um dos principais problemas neste tipo de modelagem e a escolha da medida apropriada de mortalidade a mapear. Taxas brutas e medidas de significancia sao amplamente utilizadas; entretanto, elas podem representar erroneamento a distribuicao geografica, principalmente quando o tamanho populacional de uma regiao e relativamente pequeno. Tal problema ja havia sido mencionado por Clayton e Kaldor (1987) e Marshall (1991a).Varias propostas de estimadores vem sendo apresentadas, incluindo efeitos. Supondo que o numero de ocorrencias (associada a cada area) segue uma distribuicao Poisson e que a taxa de mortalidade segue a priori uma Gama, foram obtidos estimadores de Empirical Bayes (Clayton r Kaldor (1987)), do metodo dos momentos (Marshall (1991b) e da metodologia Full Bayes, supondo a priori fornecida por um especialista. O banco de dados para a aplicacao consistia de um total de 570 municipios para os quais estavam disponiveis o nome, codigo IBGE, latitude e longitude (em fracao de grau) da sede municipal, populacao municipal (em 1991) e numero de obtos por acidentes de transito (codigo 800 a 810, em 1990). Foram comparados neste trabalho dois tipos de modelos, os (...)1 aNOBRE, F. F. tIn: SIMPÓSIO NACIONAL DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA, 12., 1996, Caxambu. Resumos... São Paulo: ABE, 1996.