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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Agroindústria de Alimentos. |
Data corrente: |
17/10/2023 |
Data da última atualização: |
23/11/2023 |
Tipo da produção científica: |
Orientação de Tese de Pós-Graduação |
Autoria: |
LOPES, C. M. DE A. |
Afiliação: |
CARLA MACHADO DE ARAUJO LOPES, UFRJ. |
Título: |
Percepção do consumidor em relação à carne baixo carbono. |
Ano de publicação: |
2023 |
Fonte/Imprenta: |
2023. |
Páginas: |
131 f. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Dissertação (Mestrado em Ciência de Alimentos) - Instituto de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. Orientadora: Rosires Deliza (CTAA). Coorientadora: Juliana Cunha de Andrade (UCS). |
Conteúdo: |
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) desenvolveu diretrizes técnicas para produção de carne de baixa emissão de carbono, representada pela marca-conceito ?Carne Baixo Carbono?, a qual visa valorizar sistemas de produção pecuários sustentáveis capazes de reduzir a emissão de metano entérico no rebanho através do sequestro e fixação do carbono no solo. O comportamento e a percepção dos consumidores sobre a carne estão relacionados a diversos fatores e, a compreensão desses aspectos pode colaborar para o desenvolvimento de estratégias que atendam às expectativas dos consumidores e que contribuam para o consumo sustentável. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo avaliar a percepção do consumidor residente no estado do Rio de Janeiro em relação à Carne Baixo Carbono. Esta dissertação foi dividida em dois capítulos. O Capítulo 1 consiste na investigação da percepção dos consumidores em relação à CBC por meio da metodologia de associação livre de palavras. No Capítulo 2, foi avaliado o efeito da informação sobre CBC na intenção de compra de carne bovina utilizando a metodologia de análise conjunta, na qual os fatores alegação, selo CBC e preço foram manipulados. Os resultados revelaram que os consumidores de carne bovina têm uma compreensão abrangente e positiva em relação à CBC. Eles associaram essa tecnologia à qualidade, sustentabilidade, meio ambiente, características sensoriais e nutricionais, bem como ao consumo e preparo da carne bovina. A percepção dos consumidores foi influenciada pelas características sociodemográficas, preocupação com o meio ambiente e frequência de consumo de carne bovina. A informação sobre CBC, assim como os fatores do rótulo, especialmente o preço baixo, a alegação de sustentabilidade e bem-estar animal e o selo CBC, favoreceram a intenção de compra dos consumidores. Foram identificados diferentes segmentos de consumidores com percepções distintas sobre os atributos presentes no rótulo da carne bovina. Esses achados são relevantes para o desenvolvimento de estratégias de marketing e comunicação que promovam a adoção da CBC e atendam às necessidades dos consumidores. MenosA Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) desenvolveu diretrizes técnicas para produção de carne de baixa emissão de carbono, representada pela marca-conceito ?Carne Baixo Carbono?, a qual visa valorizar sistemas de produção pecuários sustentáveis capazes de reduzir a emissão de metano entérico no rebanho através do sequestro e fixação do carbono no solo. O comportamento e a percepção dos consumidores sobre a carne estão relacionados a diversos fatores e, a compreensão desses aspectos pode colaborar para o desenvolvimento de estratégias que atendam às expectativas dos consumidores e que contribuam para o consumo sustentável. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo avaliar a percepção do consumidor residente no estado do Rio de Janeiro em relação à Carne Baixo Carbono. Esta dissertação foi dividida em dois capítulos. O Capítulo 1 consiste na investigação da percepção dos consumidores em relação à CBC por meio da metodologia de associação livre de palavras. No Capítulo 2, foi avaliado o efeito da informação sobre CBC na intenção de compra de carne bovina utilizando a metodologia de análise conjunta, na qual os fatores alegação, selo CBC e preço foram manipulados. Os resultados revelaram que os consumidores de carne bovina têm uma compreensão abrangente e positiva em relação à CBC. Eles associaram essa tecnologia à qualidade, sustentabilidade, meio ambiente, características sensoriais e nutricionais, bem como ao consumo e preparo da carne bovina. A percepção... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Análise conjunta; Associação livre de palavras; Conjoint Analysis; Consumer; Free Word Association; Tecnologia sustentável. |
Thesagro: |
Consumidor. |
Thesaurus Nal: |
Sustainable technology. |
Categoria do assunto: |
Q Alimentos e Nutrição Humana |
Marc: |
LEADER 03080nam a2200229 a 4500 001 2157291 005 2023-11-23 008 2023 bl uuuu m 00u1 u #d 100 1 $aLOPES, C. M. DE A. 245 $aPercepção do consumidor em relação à carne baixo carbono.$h[electronic resource] 260 $a2023.$c2023 300 $a131 f. 500 $aDissertação (Mestrado em Ciência de Alimentos) - Instituto de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. Orientadora: Rosires Deliza (CTAA). Coorientadora: Juliana Cunha de Andrade (UCS). 520 $aA Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) desenvolveu diretrizes técnicas para produção de carne de baixa emissão de carbono, representada pela marca-conceito ?Carne Baixo Carbono?, a qual visa valorizar sistemas de produção pecuários sustentáveis capazes de reduzir a emissão de metano entérico no rebanho através do sequestro e fixação do carbono no solo. O comportamento e a percepção dos consumidores sobre a carne estão relacionados a diversos fatores e, a compreensão desses aspectos pode colaborar para o desenvolvimento de estratégias que atendam às expectativas dos consumidores e que contribuam para o consumo sustentável. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo avaliar a percepção do consumidor residente no estado do Rio de Janeiro em relação à Carne Baixo Carbono. Esta dissertação foi dividida em dois capítulos. O Capítulo 1 consiste na investigação da percepção dos consumidores em relação à CBC por meio da metodologia de associação livre de palavras. No Capítulo 2, foi avaliado o efeito da informação sobre CBC na intenção de compra de carne bovina utilizando a metodologia de análise conjunta, na qual os fatores alegação, selo CBC e preço foram manipulados. Os resultados revelaram que os consumidores de carne bovina têm uma compreensão abrangente e positiva em relação à CBC. Eles associaram essa tecnologia à qualidade, sustentabilidade, meio ambiente, características sensoriais e nutricionais, bem como ao consumo e preparo da carne bovina. A percepção dos consumidores foi influenciada pelas características sociodemográficas, preocupação com o meio ambiente e frequência de consumo de carne bovina. A informação sobre CBC, assim como os fatores do rótulo, especialmente o preço baixo, a alegação de sustentabilidade e bem-estar animal e o selo CBC, favoreceram a intenção de compra dos consumidores. Foram identificados diferentes segmentos de consumidores com percepções distintas sobre os atributos presentes no rótulo da carne bovina. Esses achados são relevantes para o desenvolvimento de estratégias de marketing e comunicação que promovam a adoção da CBC e atendam às necessidades dos consumidores. 650 $aSustainable technology 650 $aConsumidor 653 $aAnálise conjunta 653 $aAssociação livre de palavras 653 $aConjoint Analysis 653 $aConsumer 653 $aFree Word Association 653 $aTecnologia sustentável
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Registro original: |
Embrapa Agroindústria de Alimentos (CTAA) |
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Biblioteca |
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Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Uva e Vinho. |
Data corrente: |
19/07/2016 |
Data da última atualização: |
19/07/2019 |
Tipo da produção científica: |
Resumo em Anais de Congresso |
Autoria: |
IWAMOTO, H.; VIEIRA, J. L.; MORAIS NETO, J. A. de; FIORELLI, L. E.; SCANAGATTA, V.; ZALAMENA, J.; MELO, G. W. B. de. |
Afiliação: |
Hissashi Iwamoto, Graduandos do Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, UERGS, Bento Gonçalves, RS. E-mails: hissashi.mobile@gmail.com; Jaqueline Leite Vieira, Graduandos do Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, UERGS, Bento Gonçalves, RS; José Antônio de Morais Neto, Graduandos do Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, UERGS, Bento Gonçalves, RS; Luís Eduardo Fiorelli, Graduando do Curso de Tecnologia em Viticultura e Enologia, IFRGS, Bento Gonçalves, RS. E-mail: luisefiorelli@gmail.com; VOLMIR SCANAGATTA, CNPUV; Jovani Zalamena, Pós doutorando da UFSM. E-mail: jovanizalamena@yahoo.com.br; GEORGE WELLINGTON BASTOS DE MELO, CNPUV. |
Título: |
Efeito do gesso agrícola sobre a fitotoxicidade de cobre em aveia. |
Ano de publicação: |
2016 |
Fonte/Imprenta: |
In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 14. ENCONTRO DE PÓS-GRADUANDOS DA EMBRAPA UVA E VINHO, 10., 2016, Bento Gonçalves. Resumos...Bento Gonçalves, RS: Embrapa uva e Vinho, 2016. p. 42. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
(Embrapa Uva e Vinho. Documentos, 99) |
Conteúdo: |
A viticultura no Rio Grande do Sul faz uso de grande quantidade de fungicidas cúpricos, que ao se acumular no solo pode atingir níveis tóxicos às plantas. O gesso agrícola, subproduto das indústrias na produção de ácido fosfórico, é um resíduo abundante e alvo de estudo para reaproveitamento e descarte apropriado. O objetivo deste trabalho foi verificar o efeito do gesso na mitigação do cobre (Cu) na cultura da aveia e efeitos no solo. |
Palavras-Chave: |
Anais; CNPUV; Cultura da aveia; Fitotoxicidade de cobre; Fitotoxicidade de cobre em aveia; Fungicidas cúpricos; Gesso agrícola; IC; Iniciação cientifica; Mitigação do cobre (Cu); Mitigação do cobre (Cu) na cultura da aveia; Viticultura no Rio Grande do Sul. |
Thesagro: |
Ácido Fosfórico; Aveia; Fitotoxicidade; Fruticultura; Fungo; Solo; Uva; Viticultura. |
Categoria do assunto: |
A Sistemas de Cultivo |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/145592/1/Doc99-iwamoto-p42.pdf
|
Marc: |
LEADER 01842nam a2200433 a 4500 001 2049165 005 2019-07-19 008 2016 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aIWAMOTO, H. 245 $aEfeito do gesso agrícola sobre a fitotoxicidade de cobre em aveia.$h[electronic resource] 260 $aIn: ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 14. ENCONTRO DE PÓS-GRADUANDOS DA EMBRAPA UVA E VINHO, 10., 2016, Bento Gonçalves. Resumos...Bento Gonçalves, RS: Embrapa uva e Vinho, 2016. p. 42.$c2016 500 $a(Embrapa Uva e Vinho. Documentos, 99) 520 $aA viticultura no Rio Grande do Sul faz uso de grande quantidade de fungicidas cúpricos, que ao se acumular no solo pode atingir níveis tóxicos às plantas. O gesso agrícola, subproduto das indústrias na produção de ácido fosfórico, é um resíduo abundante e alvo de estudo para reaproveitamento e descarte apropriado. O objetivo deste trabalho foi verificar o efeito do gesso na mitigação do cobre (Cu) na cultura da aveia e efeitos no solo. 650 $aÁcido Fosfórico 650 $aAveia 650 $aFitotoxicidade 650 $aFruticultura 650 $aFungo 650 $aSolo 650 $aUva 650 $aViticultura 653 $aAnais 653 $aCNPUV 653 $aCultura da aveia 653 $aFitotoxicidade de cobre 653 $aFitotoxicidade de cobre em aveia 653 $aFungicidas cúpricos 653 $aGesso agrícola 653 $aIC 653 $aIniciação cientifica 653 $aMitigação do cobre (Cu) 653 $aMitigação do cobre (Cu) na cultura da aveia 653 $aViticultura no Rio Grande do Sul 700 1 $aVIEIRA, J. L. 700 1 $aMORAIS NETO, J. A. de 700 1 $aFIORELLI, L. E. 700 1 $aSCANAGATTA, V. 700 1 $aZALAMENA, J. 700 1 $aMELO, G. W. B. de
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