|
|
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Pantanal. |
Data corrente: |
05/11/1996 |
Data da última atualização: |
03/04/2017 |
Autoria: |
HICKS, J. W.; WOOD, S. C. |
Título: |
Temperature regulation in lizards: effects of hypoxia. |
Ano de publicação: |
1985 |
Fonte/Imprenta: |
American Journal of Physiology, v.248-B, p.R595-R600, 1985. |
Idioma: |
Inglês |
Conteúdo: |
Temperature regulation during external (lowered lung PO2) and internal hypoxia (anemia) was examined in four species of lizards. Exposure to a hypoxic gas mixture in a thermogradient resulted in the animal lowering their selected (preferred) body temperature. A 50% reduction in the O2 carrying capacity of the blood also reduced the selected body temperature. Lizards "shuttle" when forced to select a temperature either above or below their normal selected temperature. Exposure to hypoxia decreases the upper and lower exit temperatures during shuttling. Furthermore, a decrease in the inspired O2 cauises the rate of heating to no longer exceeed the rate of cooling as in normal. The behavioral reduction of body temperature and the altered neural and physiological aspects of temperature regulation appear to be generalized responses to impaired O2 transport and not PO2 per se. The reduced body temperature, by lowering metabolic demand, provides an effective, even life-saving, adaptation to hypoxia. |
Palavras-Chave: |
Lizard; Reptile. |
Thesagro: |
Anemia; Lagarto; Réptil; Temperatura do Corpo. |
Thesaurus Nal: |
body temperature. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 01559naa a2200217 a 4500 001 1789885 005 2017-04-03 008 1985 bl --- 0-- u #d 100 1 $aHICKS, J. W. 245 $aTemperature regulation in lizards$beffects of hypoxia. 260 $c1985 520 $aTemperature regulation during external (lowered lung PO2) and internal hypoxia (anemia) was examined in four species of lizards. Exposure to a hypoxic gas mixture in a thermogradient resulted in the animal lowering their selected (preferred) body temperature. A 50% reduction in the O2 carrying capacity of the blood also reduced the selected body temperature. Lizards "shuttle" when forced to select a temperature either above or below their normal selected temperature. Exposure to hypoxia decreases the upper and lower exit temperatures during shuttling. Furthermore, a decrease in the inspired O2 cauises the rate of heating to no longer exceeed the rate of cooling as in normal. The behavioral reduction of body temperature and the altered neural and physiological aspects of temperature regulation appear to be generalized responses to impaired O2 transport and not PO2 per se. The reduced body temperature, by lowering metabolic demand, provides an effective, even life-saving, adaptation to hypoxia. 650 $abody temperature 650 $aAnemia 650 $aLagarto 650 $aRéptil 650 $aTemperatura do Corpo 653 $aLizard 653 $aReptile 700 1 $aWOOD, S. C. 773 $tAmerican Journal of Physiology$gv.248-B, p.R595-R600, 1985.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Pantanal (CPAP) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
|
|
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Unidades Centrais. |
Data corrente: |
30/07/2013 |
Data da última atualização: |
28/04/2016 |
Autoria: |
CARTAXO, W. V.; BELTRAO, N. E. de M.; VALE, L. S. do; SILVA, J. L. da C. e. |
Afiliação: |
WALTEMILTON VIEIRA CARTAXO, CNPA; NAPOLEAO ESBERARD DE MACEDO BELTRAO, CNPA; LEANDRO SILVA DO VALE; JAMES LUIS DA COATA SILVA. |
Título: |
Unidades de teste e demonstração/escola de campo: estratégia para apropriação tecnológica na agricultura familiar. |
Ano de publicação: |
2011 |
Fonte/Imprenta: |
Cadernos de Ciência & Tecnologia, Brasília, DF, v. 28, n. 2, p. 625-634, maio./ago. 2011. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Este trabalho objetiva demonstrar a importância metodológica das Unidades de Teste e Demonstração (UTDs/Escola de Campo) como instrumento pedagógico capaz de impulsionar o desenvolvimento da agricultura familiar, por meio da união e do diálogo de pessoas envolvidas, como também de motivá-las por intermédio da comunicação dialógica na adoção de técnicas e inovações tecnológicas, contribuindo de forma operacional no processo de organização produtiva dos agricultores familiares, para alcance de melhores patamares de produção, além de uma melhor utilização de suas propriedades. Para isso, é necessário fortalecer a assistência técnica e extensão rural (ATER) nos municípios do polo, por meio da geração de informações técnicas pertinentes à realidade local, de modo que os agricultores e seus familiares recebam as orientações técnicas, adequadas aos processos de produção e beneficiamento das culturas implantadas, e se organizem de forma efetiva. Associando-se a esse esforço, a Embrapa Algodão disponibiliza profissionais para atender a essa demanda por informações qualificadas nas UTDs, contribuindo para o fortalecimento da ATER. |
Thesagro: |
Agricultura familiar; Assistência técnica; Escola. |
Thesaurus NAL: |
Agricultural colleges; Family farms. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/86762/1/unidades-de-teste-e-demosntracao-escola-campo.pdf
|
Marc: |
LEADER 01914naa a2200217 a 4500 001 1963015 005 2016-04-28 008 2011 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aCARTAXO, W. V. 245 $aUnidades de teste e demonstração/escola de campo$bestratégia para apropriação tecnológica na agricultura familiar.$h[electronic resource] 260 $c2011 520 $aEste trabalho objetiva demonstrar a importância metodológica das Unidades de Teste e Demonstração (UTDs/Escola de Campo) como instrumento pedagógico capaz de impulsionar o desenvolvimento da agricultura familiar, por meio da união e do diálogo de pessoas envolvidas, como também de motivá-las por intermédio da comunicação dialógica na adoção de técnicas e inovações tecnológicas, contribuindo de forma operacional no processo de organização produtiva dos agricultores familiares, para alcance de melhores patamares de produção, além de uma melhor utilização de suas propriedades. Para isso, é necessário fortalecer a assistência técnica e extensão rural (ATER) nos municípios do polo, por meio da geração de informações técnicas pertinentes à realidade local, de modo que os agricultores e seus familiares recebam as orientações técnicas, adequadas aos processos de produção e beneficiamento das culturas implantadas, e se organizem de forma efetiva. Associando-se a esse esforço, a Embrapa Algodão disponibiliza profissionais para atender a essa demanda por informações qualificadas nas UTDs, contribuindo para o fortalecimento da ATER. 650 $aAgricultural colleges 650 $aFamily farms 650 $aAgricultura familiar 650 $aAssistência técnica 650 $aEscola 700 1 $aBELTRAO, N. E. de M. 700 1 $aVALE, L. S. do 700 1 $aSILVA, J. L. da C. e 773 $tCadernos de Ciência & Tecnologia, Brasília, DF$gv. 28, n. 2, p. 625-634, maio./ago. 2011.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
Fechar
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|