01914naa a2200217 a 450000100080000000500110000800800410001910000190006024501480007926000090022752011900023665000260142665000170145265000250146965000260149465000110152070000250153170000190155670000250157577300960160019630152016-04-28 2011 bl uuuu u00u1 u #d1 aCARTAXO, W. V. aUnidades de teste e demonstração/escola de campobestratégia para apropriação tecnológica na agricultura familiar.h[electronic resource] c2011 aEste trabalho objetiva demonstrar a importância metodológica das Unidades de Teste e Demonstração (UTDs/Escola de Campo) como instrumento pedagógico capaz de impulsionar o desenvolvimento da agricultura familiar, por meio da união e do diálogo de pessoas envolvidas, como também de motivá-las por intermédio da comunicação dialógica na adoção de técnicas e inovações tecnológicas, contribuindo de forma operacional no processo de organização produtiva dos agricultores familiares, para alcance de melhores patamares de produção, além de uma melhor utilização de suas propriedades. Para isso, é necessário fortalecer a assistência técnica e extensão rural (ATER) nos municípios do polo, por meio da geração de informações técnicas pertinentes à realidade local, de modo que os agricultores e seus familiares recebam as orientações técnicas, adequadas aos processos de produção e beneficiamento das culturas implantadas, e se organizem de forma efetiva. Associando-se a esse esforço, a Embrapa Algodão disponibiliza profissionais para atender a essa demanda por informações qualificadas nas UTDs, contribuindo para o fortalecimento da ATER. aAgricultural colleges aFamily farms aAgricultura familiar aAssistência técnica aEscola1 aBELTRAO, N. E. de M.1 aVALE, L. S. do1 aSILVA, J. L. da C. e tCadernos de Ciência & Tecnologia, Brasília, DFgv. 28, n. 2, p. 625-634, maio./ago. 2011.