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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Agrobiologia. |
Data corrente: |
12/12/2022 |
Data da última atualização: |
13/12/2022 |
Tipo da produção científica: |
Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Autoria: |
SANTOS, L. A. dos; AQUINO, A. M. de; GAROFOLO, A. C. S.; ASSIS, R. L. de. |
Afiliação: |
LUIZA APARECIDA DOS SANTOS, UFRRJ; ADRIANA MARIA DE AQUINO, CNPAB; ANA CRISTINA SIEWERT GAROFOLO, CNPAB; RENATO LINHARES DE ASSIS, CNPAB. |
Título: |
Percepção de professores e alunos frente a agricultura orgânica na escola estadual municipalizada Professora Creuza de Paula Bastos em Seropédica. |
Ano de publicação: |
2022 |
Fonte/Imprenta: |
In: ARAUJO, F. de CA. D.; DIAS, A. (org.). Ensino, pesquisa e extensão em agroecologia e agricultura orgânica: dez anos do Programa de Pós-Graduação em Agricultura Orgânica. Seropédica: PPGAO, 2022. |
ISBN: |
978-65-998904-0-6 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
A agricultura orgânica consiste em um conjunto de processos de produção agrícola que considera a fertilidade como função direta da matéria orgânica do solo, resgatando não só as antigas práticas agrícolas, mas também procurando adaptá-las às novas tecnologias em busca da garantia de uma produção econômica e ambientalmente sustentável. No município de Seropédica, o projeto ?Semeando Educação? busca, através da implantação de hortas orgânicas nas escolas do município, ampliar a conscientização dos alunos acerca de uma alimentação de qualidade. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo analisar, em contexto escolar beneciado pelo projeto em questão, a dinâmica da percepção de professores e alunos em relação à agricultura orgânica, bem como o potencial das estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas para articular as temáticas ambiental e alimentar. Para isso, realizou-se um estudo de caso junto a Escola Estadual Municipalizada Professora Creuza de Paula Bastos. Sendo assim, em março de 2013, a proposta da presente pesquisa foi apresentada a nove professoras e 19 alunos do 4° e 5° anos do ensino fundamental I, com idade na faixa de 9 a 13 anos, e aplicado questionário semiestruturado para caracterizar a opinião deles a respeito da horta escolar e seus conhecimentos acerca da agricultura orgânica, bem como sobre hábitos alimentares. Verica-se que a horta contribuiu para uma mudança positiva na consciência ambiental e nos hábitos alimentares dos alunos. Conclui-se que a horta escolar pode estar inserida em programas de alimentação e saúde desenvolvidos pelas escolas como uma ferramenta didática que relaciona teoria e prática. MenosA agricultura orgânica consiste em um conjunto de processos de produção agrícola que considera a fertilidade como função direta da matéria orgânica do solo, resgatando não só as antigas práticas agrícolas, mas também procurando adaptá-las às novas tecnologias em busca da garantia de uma produção econômica e ambientalmente sustentável. No município de Seropédica, o projeto ?Semeando Educação? busca, através da implantação de hortas orgânicas nas escolas do município, ampliar a conscientização dos alunos acerca de uma alimentação de qualidade. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo analisar, em contexto escolar beneciado pelo projeto em questão, a dinâmica da percepção de professores e alunos em relação à agricultura orgânica, bem como o potencial das estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas para articular as temáticas ambiental e alimentar. Para isso, realizou-se um estudo de caso junto a Escola Estadual Municipalizada Professora Creuza de Paula Bastos. Sendo assim, em março de 2013, a proposta da presente pesquisa foi apresentada a nove professoras e 19 alunos do 4° e 5° anos do ensino fundamental I, com idade na faixa de 9 a 13 anos, e aplicado questionário semiestruturado para caracterizar a opinião deles a respeito da horta escolar e seus conhecimentos acerca da agricultura orgânica, bem como sobre hábitos alimentares. Verica-se que a horta contribuiu para uma mudança positiva na consciência ambiental e nos hábitos alimentares dos alunos. Conc... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Docência; Hortas orgânicas. |
Thesagro: |
Agricultura Sustentável. |
Categoria do assunto: |
B Sociologia Rural |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/doc/1149526/1/Percepcao-de-professores-e-alunos-frente-a-agricultura-organica.pdf
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Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Agrobiologia (CNPAB) |
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Registros recuperados : 48 | |
27. | | OLIVEIRA, V. B. V.; GAROFOLO, A. C. S.; FRANCOZO, M. A. S. Mecanismos de capacitação para implementação do desenvolvimento sustentável. In: GOIS, S. L. L. de; PEREIRA, M. de A.; MELO, P. E. de; TAVARES, S. C. C. de H.; DRUMOND, P. M. (Ed.). Parcerias e meios de implementação: contribuições da Embrapa. Brasília, DF: Embrapa, 2018. E-book. cap. 3, p. 29-43. (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, 17).Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Biblioteca(s): Embrapa Agrobiologia; Embrapa Rondônia. |
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28. | | FREITAS, H. R. B. de; MONTEIRO JUNIOR, F. L.; REIS, E. J.; GAROFOLO, A. C. S. EAD na agricultura: Análise do perfil discente de um curso de compostagem à distância. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROINFORMÁTICA, 12., 2019, Indaiatuba. Anais... Indaiatuba: FATEC; Campinas: Embrapa Informática Agropecuária; Ponta Grossa: UEPG, 2019. p. 82-90 Anais do congresso organizado por: Maria Fernanda Moura, Jayme Garcia Arnal Barbedo, Alaine Margarete Guimarães e Valter Castelhano de Oliveira.Tipo: Artigo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Agrobiologia. |
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35. | | GAROFOLO, A. C. S.; AMANCIO, C. O. da G.; OLIVEIRA, J. T.; MEDEIROS, J.; MENDES JÚNIOR, E. Banco comunitário de sementes de adubos verdes: passos para a geração de capital social Cadernos de Agroecologia, Porto Alegre, v. 10, n. 3, p. 1-5 Trabalho apresentado no IX Congresso Brasileiro de Agroecologia - Belém, 2015Tipo: Artigo em Periódico Indexado | Circulação/Nível: B - 2 |
Biblioteca(s): Embrapa Agrobiologia. |
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36. | | RIBEIRO, S. A.; MEDEIROS, T. C. de; AMANCIO, C. O. da G.; GAROFOLO, A. C. S.; UZEDA, M. C. Caracterização sócio-economica e ambiental do Assentamento São José da Boa Morte, para apoiar atividades e Transferência de Tecnologia da Embrapa Agrobiologia. In: SEMANA CIENTÍFICA JOHANNA DÖBEREINER, 13., 2013, Seropédica Ciência, saúde e esporte: caderno de resumos... Seropédica: Embrapa Agrobiologia, 2013.Tipo: Resumo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Agrobiologia. |
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37. | | OLIVEIRA, Y. M. M. de; PRADO, R. B.; AMANCIO, C. O. da G.; UZEDA, M. C.; GAROFOLO, A. C. S. Conservação de ecossistemas e redução da pobreza. In: VILELA, G. F.; BENTES, M. P. de M.; OLIVEIRA, Y. M. M. de; MARQUES, D. K. S.; SILVA, J. C. B. (Ed.). Vida terrestre: contribuições da Embrapa. Brasília, DF: Embrapa, 2018. cap. 9. E-book. (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, 15).Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Biblioteca(s): Embrapa Agrobiologia; Embrapa Florestas; Embrapa Solos. |
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38. | | AMANCIO, C. O. da G.; GAROFOLO, A. C. S.; XAVIER, G. R.; HUNGRIA, M.; BALBINOT JUNIOR, A. A.; MOTTA, R. A construção de uma rede de promoção de benefício da FBN através dos inoculantes: uma proposta metodológica de parceria público-privado. In: IBEMPA CONFERENCE, 2.; NATIONAL MEETING OF THE SPANISH SOCIETY OF NITROGEN FIXATION (SEFIN), 14; LATIN AMERICAN MEETING ON RHIZOBIOLOGY (ALAR), 26.; SPANISH-PORTUGUESE CONGRESS ON NITROGEN FIXATION, 3., 2013, Sevilla. Microorganisms for future agriculture: [works and papers...]. Sevilla: Universidad Sevilla, 2013. Session VI SVI-CP-30Tipo: Artigo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Agrobiologia. |
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39. | | OLIVEIRA, Y. M. M. de; PRADO, R. B.; AMANCIO, C. O. da G.; UZEDA, M. C.; GAROFOLO, A. C. S. Ecosystem conservation and poverty reduction. In: VILELA, G. F.; BENTES, M. P. de M.; OLIVEIRA, Y. M. M. de; MARQUES, D. K. S.; SILVA, J. C. B. (Ed.). Life on land: contributions of Embrapa. Brasília, DF: Embrapa, 2019. E-book. cap. 9, p. 105-113. (Sustainable development goal, 15).Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Biblioteca(s): Embrapa Florestas; Embrapa Solos. |
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40. | | OLIVEIRA, Y. M. M. de; PRADO, R. B.; AMANCIO, C. O. da G.; UZEDA, M. C.; GAROFOLO, A. C. S. Ecosystem conservation and poverty reduction. In: VILELA, G. F.; BENTES, M. P. de M.; OLIVEIRA, Y. M. M. de; MARQUES, D. K. S.; SILVA, J. C. B. (Ed.). Life on land: contributions of Embrapa. Brasília, DF: Embrapa, 2019. p. 105-113Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Biblioteca(s): Embrapa Agrobiologia. |
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