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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Semiárido. |
Data corrente: |
21/07/2004 |
Data da última atualização: |
10/03/2023 |
Autoria: |
CARVALHO, G. F. de. |
Título: |
Consumo de frutas: um estudo explorótorio. |
Ano de publicação: |
1998 |
Fonte/Imprenta: |
1998. |
Páginas: |
229 f. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Tese (Doutorado em Economia Agrícola) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", Piracicaba. |
Conteúdo: |
O estudo esta centrado no processo de tomada de decisao de consumo, em relacao a frutas in natura, com foco no consumo domiciliar. Foi feita uma revisao bibliografica sobre o processo de consumo, com a apresentacao de alguns modelos de comportamento considerados relevantes para o estudo em questao. Alem disso, tambem foi realizada uma pesquisa bibliografica sobre caracteristicas especificas do consumo de frutas, tanto a nivel nacional, como internacional. A partir deste referencial teorico proposto um modelo simplificado, adaptado ao consumo especifico de frutas. Este modelo foi utilizado como base para o estudo, visando a obtencao de uma caracterizacao mais adequada de cada fase do processo de consumo deste tipo de produto. A estrutura proposta pelo modelo simplificado se divide em tres fases: pre-compra, compra e pos-compra. Com estes subsidios, realizou-se uma pesquis exploratoria de campo, com o objetivo de testar a estrutura proposta pelo modelo simplificado, verificando se o mesmo permite uma caracterizacao adequada de processo de consumo desse tipo de produto. Embora o objetivo central do estudo nao fosee caracterizar cada fase do comportamento de consumo de frutas, mas sim testar a adequacao do modelo simplifica do proposto, o estudo apresentou alguns dados que merecem destaque. Em relacao aos diversos tipos de frutas, os resultados da pesquisa mostraram haver estreita correlacao entre as frutas preferidas e as efetivamente compradas. Em relacao ao ponto de venda, os entrevistados ressaltaram a importanciada limpeza. Em relacao ao grau de satisfacao dos consumidores com as frutas, a maioria dos entrevistados afirmou estar bastante satisfeita com os produtos adquiridos. Finalmente, em relacao ao descarte, a maioria dos consumidores afirmou que nao ocorre nenhum desperdicio na unidade domiciliar. Os residuos, por sua vez, sao jogados no lixo, conforme destacado pela maioria dos entrevistados. Pode concluir que a utilizacao, no levantamento de campo, da estrutura proposta pelo modelo simplificado apresentado, permitiu uma caracterizacao adequada de cada fase do processo de consumo de frutas. MenosO estudo esta centrado no processo de tomada de decisao de consumo, em relacao a frutas in natura, com foco no consumo domiciliar. Foi feita uma revisao bibliografica sobre o processo de consumo, com a apresentacao de alguns modelos de comportamento considerados relevantes para o estudo em questao. Alem disso, tambem foi realizada uma pesquisa bibliografica sobre caracteristicas especificas do consumo de frutas, tanto a nivel nacional, como internacional. A partir deste referencial teorico proposto um modelo simplificado, adaptado ao consumo especifico de frutas. Este modelo foi utilizado como base para o estudo, visando a obtencao de uma caracterizacao mais adequada de cada fase do processo de consumo deste tipo de produto. A estrutura proposta pelo modelo simplificado se divide em tres fases: pre-compra, compra e pos-compra. Com estes subsidios, realizou-se uma pesquis exploratoria de campo, com o objetivo de testar a estrutura proposta pelo modelo simplificado, verificando se o mesmo permite uma caracterizacao adequada de processo de consumo desse tipo de produto. Embora o objetivo central do estudo nao fosee caracterizar cada fase do comportamento de consumo de frutas, mas sim testar a adequacao do modelo simplifica do proposto, o estudo apresentou alguns dados que merecem destaque. Em relacao aos diversos tipos de frutas, os resultados da pesquisa mostraram haver estreita correlacao entre as frutas preferidas e as efetivamente compradas. Em relacao ao ponto de venda, os... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Estudo. |
Thesagro: |
Consumo; Fruta; Mercado. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
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