02630nam a2200181 a 450000100080000000500110000800800410001910000230006024500480008326000160013130000110014750001070015852021380026565000120240365000100241565000120242565300110243711537052023-03-10 1998 bl uuuu m 00u1 u #d1 aCARVALHO, G. F. de aConsumo de frutasbum estudo explorótorio. a1998.c1998 a229 f. aTese (Doutorado em Economia Agrícola) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", Piracicaba. aO estudo esta centrado no processo de tomada de decisao de consumo, em relacao a frutas in natura, com foco no consumo domiciliar. Foi feita uma revisao bibliografica sobre o processo de consumo, com a apresentacao de alguns modelos de comportamento considerados relevantes para o estudo em questao. Alem disso, tambem foi realizada uma pesquisa bibliografica sobre caracteristicas especificas do consumo de frutas, tanto a nivel nacional, como internacional. A partir deste referencial teorico proposto um modelo simplificado, adaptado ao consumo especifico de frutas. Este modelo foi utilizado como base para o estudo, visando a obtencao de uma caracterizacao mais adequada de cada fase do processo de consumo deste tipo de produto. A estrutura proposta pelo modelo simplificado se divide em tres fases: pre-compra, compra e pos-compra. Com estes subsidios, realizou-se uma pesquis exploratoria de campo, com o objetivo de testar a estrutura proposta pelo modelo simplificado, verificando se o mesmo permite uma caracterizacao adequada de processo de consumo desse tipo de produto. Embora o objetivo central do estudo nao fosee caracterizar cada fase do comportamento de consumo de frutas, mas sim testar a adequacao do modelo simplifica do proposto, o estudo apresentou alguns dados que merecem destaque. Em relacao aos diversos tipos de frutas, os resultados da pesquisa mostraram haver estreita correlacao entre as frutas preferidas e as efetivamente compradas. Em relacao ao ponto de venda, os entrevistados ressaltaram a importanciada limpeza. Em relacao ao grau de satisfacao dos consumidores com as frutas, a maioria dos entrevistados afirmou estar bastante satisfeita com os produtos adquiridos. Finalmente, em relacao ao descarte, a maioria dos consumidores afirmou que nao ocorre nenhum desperdicio na unidade domiciliar. Os residuos, por sua vez, sao jogados no lixo, conforme destacado pela maioria dos entrevistados. Pode concluir que a utilizacao, no levantamento de campo, da estrutura proposta pelo modelo simplificado apresentado, permitiu uma caracterizacao adequada de cada fase do processo de consumo de frutas. aConsumo aFruta aMercado aEstudo