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BDPA - Bases de Dados da Pesquisa Agropecuária Embrapa
 






Registro Completo
Biblioteca(s):  Embrapa Agropecuária Oeste.
Data corrente:  27/10/2005
Data da última atualização:  27/10/2005
Autoria:  BONATO, E. R.
Título:  Estabilidade fenotípica da produção de grãos de dez cultivares de soja [Glycine max (L.) Merril] nas condições do Rio Grande do Sul.
Ano de publicação:  1978
Fonte/Imprenta:  1978. 75 f.
Idioma:  Português
Notas:  Dissertação (Mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", Universidade de São Paulo, Piracicaba.
Conteúdo:  A partir de dados obtidos em 11 locais do Rio Grande do Sul, nos anos agrícolas de 1972/73 a 1974/75, foi estudada a estabilidade fenotípca de grãos de dez cultivares de soja. A metodolohia empregada foi a proposta por EBERHART e RUSSELL (1966), segunda a qual, a estabilidade fenotípcas é avaliada através da regressão linear semelhantes entre si e a b = 1,00, indicasndo boa adaptação 'as condições do Rio Grande do Sul, bem como, capacidade para responderem com aumentos de produtividade, proporcionais às melhorias introduzidas no manejo da cultura. Isso revel, igualmente, que o esquema de pesquisa varietal de soja utilizado no Estado É adequado para detectar aqueles genótipos que apresentam tais capacidades. Face a similaridade entre cultivares quanto ao seu comportamento linear, a diferenciação de sua estabilidade só pôde ser feita através da magnitude dos desvios da linearidade. As cultivares de ciclo longo, consideradas como grupo, mostraram tendênciapara maiores desvios da regressão linear e menores produções que as dos outros cilcos. Enquanto isso, a tendência das do grupo de ciclo médio foi para maior produtividade. O desempenho médio das cultivares, segundo sua procedência mostrou que aquelas criadas em nossas condições apresentam menores desvios que a média das introduzidas, e que possuem a tendência para coeficientes de regressão mensores que 1,00. É discutido ainda, a importância do estudo da estabilidade fenotípca para a recomendação de cultivares
Categoria do assunto:  --
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Agropecuária Oeste (CPAO)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status URL
CPAO25365 - 1ADDTS - --T 09/7879.00043
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Registro Completo

Biblioteca(s):  Embrapa Unidades Centrais.
Data corrente:  26/07/2013
Data da última atualização:  26/07/2013
Autoria:  BROD, F. A.; RODRIGUES, S. C.
Título:  Ambiente virtual como estratégia de aprendizagem no ensino pr0fissionalizante agrícola.
Ano de publicação:  2009
Fonte/Imprenta:  Cadernos de Ciência & Tecnologia, Brasília, DF., v. 26, n. 1/3, p. 179-191, jan./dez. 2009.
Idioma:  Português
Conteúdo:  Ensaio sobre o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas práticas educacionaiscotidianas por meio de um espaço virtual customizado e mediado por uma metodologia pedagógica flexível e interativa, capaz de propor situações diversificadas e estimulantes aos alunos e aos professores. Propõe-se uma reflexão a respeito da implantação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) como espaço de trabalho e convivência, seguindo a adoção de uma metodologia como estratégia pedagógica e norteadora do processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Informática, para o ensino agrícola na Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica. Um experimento preliminar foi realizado junto a 56 alunos dos cursos de Tecnologia em Agroindústria e Tecnologia em Gestão de Cooperativas da Rede. A proposta consiste no desenvolvimento de um ambiente colaborativo de aprendizagem que ressalte a participação ativa e a interação tanto de alunos como de professores, ao invés do modelo passivo de aprendizagem em que os alunos desempenham apenas o papel de ouvintes e o professor é o centralizador da informação e detentor do conhecimento. Nesse ambiente são propostas atividades a serem desenvolvidas nos projetos de pesquisa, que exigem dos alunos a apropriação de conhecimentos de Informática e possibilitam ao professor interar-se com a temática proposta pelo aluno, estabelecendo-se, assim, um canal bidirecional.
Palavras-Chave:  Apredizagem colaborativa; Ensino técnico e tecnológico.
Thesagro:  Informática.
Categoria do assunto:  --
URL:  https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/86637/1/Ambiente-virtual.pdf
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status
AI-SEDE54924 - 1UPEAP - PP630.5C122
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