02023naa a2200169 a 450000100080000000500110000800800410001910000160006024500940007626000090017052014740017965000170165365300290167065300350169970000210173477300980175519628512013-07-26 2009 bl uuuu u00u1 u #d1 aBROD, F. A. aAmbiente virtual como estratégia de aprendizagem no ensino pr0fissionalizante agrícola. c2009 aEnsaio sobre o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas práticas educacionaiscotidianas por meio de um espaço virtual customizado e mediado por uma metodologia pedagógica flexível e interativa, capaz de propor situações diversificadas e estimulantes aos alunos e aos professores. Propõe-se uma reflexão a respeito da implantação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) como espaço de trabalho e convivência, seguindo a adoção de uma metodologia como estratégia pedagógica e norteadora do processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Informática, para o ensino agrícola na Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica. Um experimento preliminar foi realizado junto a 56 alunos dos cursos de Tecnologia em Agroindústria e Tecnologia em Gestão de Cooperativas da Rede. A proposta consiste no desenvolvimento de um ambiente colaborativo de aprendizagem que ressalte a participação ativa e a interação tanto de alunos como de professores, ao invés do modelo passivo de aprendizagem em que os alunos desempenham apenas o papel de ouvintes e o professor é o centralizador da informação e detentor do conhecimento. Nesse ambiente são propostas atividades a serem desenvolvidas nos projetos de pesquisa, que exigem dos alunos a apropriação de conhecimentos de Informática e possibilitam ao professor interar-se com a temática proposta pelo aluno, estabelecendo-se, assim, um canal bidirecional. aInformática aApredizagem colaborativa aEnsino técnico e tecnológico1 aRODRIGUES, S. C. tCadernos de Ciência & Tecnologia, Brasília, DF.gv. 26, n. 1/3, p. 179-191, jan./dez. 2009.