01700nam a2200253 a 450000100080000000500110000800800410001910000190006024500940007926002400017330000150041350000190042852007810044765000140122865000270124265000270126965000180129665000150131465000150132965300210134465300320136565300310139770000180142819943402020-01-22 2014 bl uuuu u00u1 u #d1 aPEREIRA, N. R. aEducação e as novas tecnologias de informação e comunicação.h[electronic resource] aIn: CONGRESSO BRASILEIRO CIENTÍFICO DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E DE RELAÇÕES PÚBLICAS, 8., 2014, Londrina. Comunicação, Interculturalidade e Organizações: faces e dimensões da contemporaneidade: anais. Londrina: UELc2014 ap. 93-105. aAbracorp 2014. aEste artigo analisa a importância do sujeito e sua ação comunicacional em um ambiente mediado pelas tecnologias de informação e comunicação (TIC), sob a perspectiva da educomunicação, que leva em consideração a intencionalidade do processo educativo focado na apropriação do conhecimento pelos cidadãos. Considerando a importância da formação profissional de educadores reflexivos e com visão crítica diante do contexto da Sociedade da Informação, considerou-se relevante estudar qual a concepção de educomunicação que norteia a racionalidade de estudantes formandos em Pedagogia, de forma a identificar estratégicas que, sendo adotadas, pudessem favorecer a introdução deste conceito na formação e na prática profissional de futuros educadores. aEducation aEducational technology aInformation technology aComunicação aEducação aTecnologia aEducomunicação aTecnologia de Comunicação aTecnologia de Informação1 aTORRES, T. Z.