02896nam a2200205 a 450000100080000000500110000800800410001910000220006024501270008226000160020930000110022550001210023652021790035765000200253665300260255665300350258265300230261765300270264065300230266719931402023-10-17 2014 bl uuuu m 00u1 u #d1 aALENCAR, T. G. R. aComunicação no ambiente interno da organizaçãobuma relação de autonomia e interdependência.h[electronic resource] a2014.c2014 a113 p. aDissertação (Mestrado em Comunicação) - Pntifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014. aO objetivo desse trabalho é identificar as ações comunicativas que sobressaem no ambiente interno de duas organizações públicas de pesquisa agropecuária e verificar a interferência que os elementos que compõem o processo interativo exercem sobre elas. Pretende-se mostrar que a comunicação nesse ambiente faz parte de um sistema complexo no qual prevalece a autonomia e a independência desses elementos, aqui entendidos como contexto, interlocutores e simbólico. A pesquisa tem o paradigma da complexidade como base epistemológica, uma vez que ele contribui para subsidiar o pensamento na sociedade contemporânea, que demanda um conhecimento para além do paradigma simplificador. O levantamento bibliográfico traz ainda estudos que primam por uma abordagem comunicacional a partir de interações, considerando a comunicação informal como constituinte da comunicação no contexto das organizações. A metodologia consiste no estudo de caso como análise comparativa e o levantamento de dados realizado por meio de grupos focais com empregados e entrevistas semi-estruturadas individuais com os responsáveis pelo setor de Comunicação. As falas e os depoimentos foram analisados tendo como referencial a análise crítica do do discurso, que considera como texto, prática social e prática discursiva. Para o desenvolvimento da análise foram criadas quatro grandes categorias: Núcleo de Comunicação Organizacional, Comunicação Formal e Informal, Fluxos Informacionais e Relacionais e o Reconhecimento do Sujeito que possibilitam perceber que a comunicação no ambiente interno das organizações prescinde de práticas que incluam e envolvam os interlocutores presentes nesse espaço e que vão além de fatos noticiosos, podendo contribuir para a motivação, a interação e o reconhecimento dos sujeitos na organização e no processo comunicacional. Propõe ainda, a ampliação da denominação de comunicação interna para comunicação no ambiente interno das organizações, por considerar que ela é da ordem do envolvimento, da participação, da autonomia e da interdependência dos elementos que fazem parte do processo interativo. aEmpresa Publica aComunicação interna aComunicação na organização aInteração social aOrganização pública aRelações humanas