01960naa a2200193 a 450000100080000000500110000800800410001910000230006024500990008326000090018252013680019165000150155965000130157465000170158765300300160465300220163470000140165677300960167019859962014-05-13 2010 bl uuuu u00u1 u #d1 aSILVA, E. C. A. da aUso do comércio eletrônico no ramo de flores tropicais em Pernambuco.h[electronic resource] c2010 aComércio eletrônico ou e-commerce refere-se ao uso da internet para a realização de negócios entre organizações e indivíduos ou entre duas ou mais organizações. A pesquisa contempla a cadeia produtiva de flores tropicais em Pernambuco, quinto lugar nacional na produção e comercialização dessas flores, e analisa quatro empresas do setor que negociam produtos em seus sites, desenvolvidos para atender e fidelizar clientes de diversos lugares do Brasil e do mundo. Dessas quatro empresas, três são fazendas produtoras de flores tropicais, e uma faz apenas revenda. O trabalho analisa como as empresas negociam suas flores, utilizando a metodologia dos dez passos da operação do comércio eletrônico: merchandising, promoções, atendimento a clientes, vendas, forma de pagamentos, pós-venda, logística, segurança, estoque e monitoramento. Esse modelo de análise permitiu mostrar que as empresas tiveram benefícios nos seus negócios com a adoção do e-commerce, resultando em crescimento do seu mercado e aumento de clientes, principalmente em relação às compras diretas por meio dos sites. A internet permitiu às empresas e aos produtores atender consumidores a distância, criar mercados específicos e melhorar a qualidade e a aparência de seus produtos, bem como desenvolver estratégias mais adequadas de distribuição e venda. ae-commerce aInternet aFloricultura aCadeia de flor ornamental aComércio digital1 aVITAL, T. tCadernos de Ciência & Tecnologia, Brasília, DF.gv. 27, n. 1/3, p. 71-83. jan./dez. 2010.