01576naa a2200253 a 450000100080000000500110000800800410001902200140006010000220007424500810009626000090017730000100018652008430019665000120103965300330105165300330108465300160111765300140113365300150114765300140116265300330117670000170120977300960122619838582014-04-03 2013 bl --- 0-- u #d a2175-49771 aMAIO, A. M. D. de aComunicador e trabalhobo pseudomundo da felicidade na sociedade de consumo. c2013 a21 p. aNa sociedade contemporânea, o sujeito-comunicador assume distintas identidades em diferentes momentos de seu trabalho, caracterizado pelas pressões do deadline, pelos imperativos da sociedade de consumo e pela necessidade de "convencer", intrínseca à comunicação organizacional. Por meio da ACD (Análise Crítica de Discurso) e da AD (Análise de Discurso), mergulhamos no universo da produção discursiva das organizações para tentar compreender o que leva esse sujeito-comunicador a reproduzir a ideologia dominante impressa na busca da eterna felicidade. Estudamos discursos de duas empresas, a Telefonica-Vivo e a Coca-Cola, e constatamos que esses profissionais não se apropriam da autonomia vicejada por Morin; ao contrário, cederam à relação de dependência que os interpela em sua forma de sujeito na cotidianidade. aConsumo aComunicação organizacional aComunicación organizacional aConsumption aFelicidad aFelicidade aHappiness aOrganizational communication1 aSILVA, M. da tAnimus, Revista Interamericana de Comunicação Midiáticagv. 12, n. 24, p. 161-181, 2013.