01464naa a2200193 a 450000100080000000500110000800800410001910000170006024500820007726000090015952009020016865000150107065000220108565300100110770000150111770000220113270000190115477300970117319787532014-02-05 2013 bl uuuu u00u1 u #d1 aLOPES, E. L. aO novo consumidor idosobidentificação dos atributos varejistas relevantes. c2013 aA população mundial está em processo de envelhecimento e, no Brasil, esse fenômeno também é uma realidade. Apesar disso, existe uma lacuna na agenda de estudos acadêmicos sobre a preferência dos consumidores idosos. Diante disso, este trabalho procurou verificar quais atributos varejistas são mais relevantes para a manutenção da lealdade desse grupo de consumidores. Por meio de dois grupos focais, gerou-se uma lista de 44 atributos varejistas relevantes, seguidos de um survey com 615 consumidores com mais de 60 anos, e identificou-se que as dimensões Atendimento e Gestão do Sortimento (composta por gestão de preços e de produtos) conseguiram explicar 47% da variabilidade da lealdade da amostra. Por outro lado, os atributos relacionados às estruturas interna e externa da loja não foram significativos no modelo analisado por meio de modelagem por equações estruturais. aConsumidor aMercado Varejista aIdoso1 aGARCIA, E.1 aSANTOS, V. M. dos1 aSCHIAVO, M. A. tRevista de Administração de Empresas, São Paulogv. 53, n. 6, p. 551-564, nov./dez. 2013.