01868nam a2200181 a 450000100080000000500110000800800410001910000200006024500840008026000150016430000100017950001860018952012280037565000140160365000180161765300330163565300180166819711212016-01-25 2013 bl uuuu m 00u1 u #d1 aMEDEIROS, D. N. aPlanejamento de ações corporativas em mídias sociaisbconceitos e práticas. a2013c2013 a73 f. aMonografia (Especialização em Marketing e Comunicação Digital) - Instituto de Educação Superior de Brasília - IESB, Centro de Educação Superior de Brasília, Brasília, DF. aEste trabalho buscou a identificação de práticas adequadas para o planejamento de ações corporativas em mídias sociais. Para isso, foi feita uma breve caracterização histórica e conceitual de mídias sociais e um levantamento bibliográfico nos campos da administração estratégica, marketing e comunicação, com o objetivo de mapear os diferentes pensamentos estratégicos e as práticas de planejamento utilizadas no universo corporativo. O levantamento permitiu identificar aspectos consensuais que devem ser observadas antes de abrir perfis oficiais ou dar início às ações corporativas. Cada aspecto é detalhado com conceitos, técnicas e exemplos práticos. O trabalho permite concluir que um processo racional de tomada de decisão e planejamneto de ações em mídias sociais contribui para que as organizações atuem nestes ambientes de maneira mais adequada. Iniciativas incoerentes ou frágeis podem acarretar, entre outras coisas, em prejuízo de imagem, perda de credibilidade, desperdício de recursos e frustrações diversas. Mapear os pontos críticos, minimizar riscos, estabelecer objetivos claros e prever os recursos necessários para a execução tornam maiores as chances de sucesso. amarketing aComunicação aAdministração estratégica aMídia social