02868nam a2200181 a 450000100080000000500110000800800410001910000200006024501390008026000160021930000110023550001630024652022000040965000250260965000210263465300170265565300140267219645942015-04-30 2013 bl uuuu m 00u1 u #d1 aSOUSA, E. R. de aEstudo das práticas de mutirãobtransformações no conhecimento em comunidades tradicionais do Vale do Mearim, estado do Maranhão. a2013.c2013 a185 f. aDissertação (Mestrado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Pará, Embrapa Amazônia Oriental, Belém, Pará. aO mutirão, visto como conjunto de práticas sociais desenvolvidas pelas famílias camponesas de São Manoel, traz em si a manutenção de relações sociais expressas em ações de cooperação e ajuda, fundamentadas em princípios de solidariedade e reciprocidade. Essas práticas contribuíram para que o grupo estudado construísse novos conhecimentos e transformasse sua realidade. Este estudo versa sobre as práticas de mutirão, com ênfase nas transformações do conhecimento de comunidades tradicionais do Vale do Mearim, Estado do Maranhão. O objeto de estudo está inserido nos debates sobre a agricultura familiar e extrativismo em áreas de ocorrência da palmeira babaçu (Attalea speciosa), e será tratado no povoado de São Manoel, município de Lago do Junco, microrregião do Médio Mearim , Estado do Maranhão. Destacam-se as transformações nas relações de trabalho intrafamiliar e interfamiliar e a importância da organização coletiva local para a manutenção das relações sociais comunitárias. Observa-se que mesmo face às grandes transformações sociais impostas por um modelo econômico hegemônico, a comunidade mantém uma interação que permite a renovação das atividades de cooperação e ajuda. Estudos já apontavam, desde a década de 50, a tendência do desaparecimento das práticas referidas como mutirão, no entanto, observa-se que no povoado de São Manoel, estas práticas vêm sendo renovadas mesmo com as transformações na organização socioeconômica das famílias. Neste estudo de caso procurou-se descrever e discutir as práticas do mutirão tanto em tempos atuais quanto no passado da história local, levando-se em consideração os aspectos econômicos, políticos e culturais. Buscou-se compreender como e porque este grupo social, subordinado ao modelo social e econômico hegemônico, mantém e renova, através de suas relações intrafamiliar e interfamiliares, a prática do mutirão. Cabe destacar que o processo de aprendizagem decorrente da práxis tem contribuído na organização política, na construção dos espaços de uso comum e na consolidação da visibilidade política dos atores sociais de São Manoel. aAgricultura Familiar aSociologia Rural aCooperação aMaranhão