01911naa a2200169 a 450000100080000000500110000800800410001910000210006024501310008126000090021252012990022165000300152065300400155065300350159070000180162577300980164319627702013-07-26 2006 bl uuuu u00u1 u #d1 aCONTERATO, M. A. aA agricultura familiar do Alto Uruguai, RSbmercantilização e estratégias de reprodução no Município de Três Palmeiras. c2006 aO presente trabalho objetiva analisar a mercantilização da agricultura familiar e suas estratégias de reprodução no Alto Uruguai, RS. Embora o estudo abranja o território do Alto Uruguai, os dados foram coletados no Município de Três Palmeiras, onde se procura valorizar os processos sociais que envolvem a trajetória histórica de uma forma de trabalho e produção que cada vez mais se insere nos circuitos mercantis e, por isso, passa a ter a sua reprodução cada vez mais mercantilizada. A mercantilização é entendida como um processo de externalização das relações de produção, em que o agricultor se torna dependente das relações com os ambientes social e econômico, seja para comprar insumos e produtos, seja para vender a produção após um ano de trabalho. No Alto Uruguai, esse processo de mercantilização tem levado os agricultores familiares a estabelecer relações sociais e econômicas que privilegiam a especialização produtiva, a concentração dos meios de produção e a individualização do processo produtivo. Dessa maneira, acabam reforçando um padrão agrícola de produção que, historicamente, tem se demonstrado concentrador e excludente, o que acentua os processos de diferenciação social e econômica entre os agricultores familiares. aDesenvolvimento Agrícola aDiferenciação social e econômica aTransformação da agricultura1 aSCHNEIDER, S. tCadernos de Ciência & Tecnologia, Brasília, DF.gv. 23, n. 2/3, p. 151-189, maio/dez. 2006.