01739nam a2200217 a 450000100080000000500110000800800410001910000220006024501710008226002680025330000120052152008060053365000120133965300310135165300270138265300330140965300150144270000220145770000180147970000240149719461332013-02-01 2012 bl uuuu u00u1 u #d1 aCALLADO, A. A. C. aPadrões de relacionamento entre aspectos de estratégicas de mercadobum estudo entre organizações agroindustriais do Estado de Pernambuuco.h[electronic resource] aIn: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 50., 2012, Vitória. Agricultura e desenvolvimento rural com sustentabilidade: anais. Vitória: Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural: UFESc2012 cCD-ROM. aO objetivo deste artigo foi identificar a dinâmica das relações entre aspectos associados à estratégia de mercado no âmbito de organizações agroindustriais localizadas no Estado de Pernambuco. Para a realização dessa pesquisa foram contactadas 114 organizações agroindustriais das quais 60 aceitaram participar da pesquisa. Foram investigados 12 aspectos de estratégia de mercado. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário. Para atingir o objetivo proposto, foram utilizadas três abordagens metodológicas multivariadas complementares: análise de agrupamentos, escalonamento multidimensional e análise fatorial. Os resultados apontaram evidências empíricas da existência de relações entre indicadores a partir da identificação de dois grupos distintos. aMercado aEstratégia organizacional aGestão agroindustrial aOrganização agroindustrial aPernambuco1 aCALLADO, A. L. C.1 aCHAVES, R. P.1 aGRUNDLING, R. D. P.