02300naa a2200373 a 450000100080000000500110000800800410001910000230006024501310008326000090021452012860022365000260150965000200153565000100155565000110156565000100157665000140158665000250160065000170162565000130164265000260165565000100168165000080169165000120169965300150171165300260172665300240175265300220177665300100179865300190180865300240182770000250185177300500187619391652018-12-06 2012 bl uuuu u00u1 u #d1 aSOUZA, J. D. F. de aDesenvolvimento de marca para produtos ruraisbum estudo multicasos em São Paulo e Mato Grosso do Sul.h[electronic resource] c2012 aResumo: Este artigo objetiva analisar a proposta de valor decorrente da identidade de marcas desenvolvidas por produtores rurais no Brasil. A análise da identidade de marcas foi baseada no modelo de planejamento da identidade de Aaker (1996). A metodologia adotada foi o estudo de casos múltiplos junto a seis produtores rurais de alimentos que criaram suas próprias marcas. Os casos contemplam dois produtores de leite, um criador de suínos, um produtor de frutas, um produtor de mel e um produtor de cachaça orgânica. Os resultados apontam para marcas conscientes de suas responsabilidades com relação aos clientes, consumidores, meio ambiente e sociedade. [Development of trademark for farm products: a study multi-case in Brazil]. Abstract: This paper aims to examine the proposal of value from the identity of the brands of foods developed by farmers in Brazil. The analysis of the identity of the brands was based on the Aaker (1996) model. The methodology was the multicase studies with six food rural producers - two producers of milk, a pig farmer, a producer of fruit, a producer of honey and a producer of organic “caipirinha”. The results indicate that brand awareness of their responsibilities with respect to customers, consumers, environment and society. aAgricultural products aFarm management aFoods aFruits aHoney amarketing aAgregação de valor aAgronegócio aCachaça aDesenvolvimento rural aFruta aMel aProduto aCaipirinha aDesenvolvimento local aIdentidade de marca aLocal development aMarca aProdutor rural aValue added product1 aLIMA-FILHO, D. de O. tRedesgv. 17, n. 1, p. 55-69, jan./abr. 2012.