01962nam a2200277 a 450000100080000000500110000800800410001910000260006024501440008626000170023030000110024750000570025852011370031565000140145265000150146665000130148165000150149465000330150965300090154265300270155165300150157865300310159365300280162465300130165265300190166510933232007-12-12 1983 bl uuuu m 00u1 u #d1 aSARMENTO, E. P. de M. aMarketing de tecnologiabum estudo de caso sobre desenvolvimento e transferência de novos produtos de um instituto de P & D para empresas. a1983 .c1983 a236 p. aDissertação (Mestrado)- UFRJ, Rio de Janeiro- RJ. aO presente estudo, de natureza exploratória, foi conduzido sob a metodologia de estudo de caso, no ITAL - Instituto de Tecnologia de Alimentos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, objetivando-se detectar a influência da adoção da filosofia ou do instrumental de marketing nos casos de sucesso e/ou insucesso na transferência de tecnologia de novos produtos ali desenvolvidos. Da análise dos casos pode-se ressaltar que o instituto somente se preocupou com a transferência da tecnologia após ter o produto já pronto, não havendo interação com os possíveis usuários durante o processo de desenvolvimento. A partir desta análise, foram identificados, ainda, três conjuntos de fatores - de mercado, técnicos e administrativos - como podendo ter influído no insucesso daquelas transferências de novos produtos. As conclusões deste trabalho apontam no sentido de que as instituições de P&D não parecem possuir efetivos mecanismos de transferência de tecnologia e nem adotar a filosofia ou o instrumental de marketing, ao transferir seus novos produtos para os usuários potenciais. amarketing atechnology aAlimento aTecnologia aTransferência de Tecnologia aFood aInstitutos de pesquisa aMarkenting aPesquisa e desenvolvimento aTecnologia de alimentos aTransfer aTransferência