01421nam a2200193 a 450000100080000000500110000800800410001910000170006024500830007726000170016030000110017750000550018852009140024365000140115765000200117165000120119165300150120365300090121810933192007-12-12 1997 bl uuuu m 00u1 u #d1 aCOSTA, D. R. aMarketing de relacionamentobo caso das sementes de milho híbrido da Embrapa. a1997 .c1997 a119 p. aDissertação (Mestrado)- UFRGS, Porto Alegre- RS. aA adocao de estrategias voltadas para a conquista de relacionamentos duradouros, proximos e colaborativos com clientes tem sido enfatizados nos ultimos tempos como caminho promissor para a competitividade e sustentabilidade das organizacoes. Marketing de relacionamento e uma teoria em evidencia e foco de inumeras pesquisas em curso.Explora-la em contextos, organizacoes e produtos ainda nao abordados na literatura e uma forma de contribuir para a solidificacao da teoria e para a realizacao de praticas de Marketing mais bem-sucedidas. Por isso, a escolha desse tema e dessa pesquisa. Trata-se de estudo de caso unico e inedito: o sistema de producao e distribuicao por empresas privadas de sementes de hibridos de milho desenvolvidas por uma instituicao publica de pesquisa agropecuaria brasileira. Os resultados da pesquisa oferecem contribuicao especialmente para profissionais e teoricos de Marketing. amarketing aAdministração aSemente aManagement aSeed