02368nam a2200229 a 450000100080000000500110000800800410001910000220006024501070008226002950018930000130048450000150049752014480051265300260196065300170198665300290200365300170203265300250204970000270207470000170210170000200211819200462012-03-23 2011 bl uuuu u00u1 u #d1 aAZEVEDO, D. B. de aEstratégias Competitivas na Avicultura de PosturabO Caso do Centro de Distribuição da Big Dutchma. aIn: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 49., 2011, Belo Horizonte. Demografia e meio rural: população, políticas públicas e desenvolvimento : anais. Belo Horizonte: Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Ruralc2011 c1 CD-ROM aSOBER 2011 aEste estudo aborda a questão das estratégias envolvidas no processo de importação de gaiolas para aves de postura, direcionadas ao centro de distribuição da Big Dutchman em Araraquara, São Paulo. Identifica as razões que levam uma empresa multinacional a aumentar seus investimentos no Brasil, onde está implantando um centro de distribuição (CD). Para estudar as estratégias envolvidas no processo, realizou-se pesquisa exploratória sobre o atual processo logístico da empresa, buscando identificar tais estratégias e as vantagens do novo processo. O trabalho apoia-se nas cinco forças competitivas de Porter, na análise SWOT, nas estratégias genéricas adotadas para obtenção de retorno sobre os investimentos e ainda, fundamenta-se em temas como, importação, logística, armazenagem e centro de distribuição. A pesquisa demonstra que a implantação do CD envolve a estratégia de inserção do produto no mercado nacional, especificamente em São Paulo, onde está o maior mercado de aves de postura do País. Para obter vantagem competitiva, a Big Dutchman adota ainda a estratégia genérica da diferenciação, com foco em tecnologia e qualidade do produto. Apesar dos altos custos da construção e manutenção do CD representarem uma barreira de entrada no mercado, o investimento não representa risco financeiro, já que aumentará a demanda pelo produto, resultando maior retorno sobre o capital investido. aAvicultura de Postura aBig Dutchman aCentro de distribuição aEstratégias aForças competitivas1 aRANGEL, L. A. A. da S.1 aCOSTA, F. P.1 aMALAFAIA, G. C.