01418nam a2200157 a 450000100080000000500110000800800410001910000230006024501140008326001430019752008320034065300150117265300230118765300290121065300210123919175592012-03-05 2011 bl uuuu u00u1 u #d1 aOLIVEIRA, V. B. V. aProdução coletiva de spots radiofônicos para popularização da ciência florestal.h[electronic resource] aIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 34., 2011, Recife. Anais... Recife: Intercom, 2011. 1 CD-ROM. Intercom 2011.c2011 aA produção coletiva de spots radiofônicos foi a estratégia de comunicação desenvolvida pelo projeto Com.Ciência Florestal, coordenado pela Embrapa Rondônia, com a finalidade de promover a popularização da ciência florestal. Neste trabalho, discutimos, a partir do dialogismo de Bakhtin, o processo de produção dos spots em uma oficina, na qual ocorreu a interação de acadêmicos de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade) com pesquisadores de dois projetos cujas, soluções tecnológicas visam o reflorestamento e a recuperação de áreas degradadas. Os alunos reformularam o discurso fonte e produziram 10 spots. Na análise destes, verifica-se que a vulgarização do discurso científico enunciada nos spots apresenta dois argumentos predominantes: dos benefícios econômicos e do bem estar social. aDialogismo aDiscurso ambiental aDivulgação científica aEducomunicação