01727naa a2200193 a 450000100080000000500110000800800410001910000220006024501490008226000090023130000120024052010750025265000250132765000180135265300410137065300270141170000190143877300760145719138832012-01-30 2010 bl uuuu u00u1 u #d1 aPEREIRA, F. do A. aProsa rural - divulgação de tecnologias agropecuárias pelas ondas do rádiobresultados de uma pesquisa de audiência.h[electronic resource] c2010 a9-18 p. aApresentação dos principais resultados da primeira pesquisa de audiência sobre o Prosa Rural, o programa de rádio da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). Ferramenta de comunicação para apoio à transferência de tecnologia, o programa divulga a pesquisa agropecuária desenvolvida pela Embrapa e seus parceiros. Seu público-alvo são jovens e pequenos produtores da agricultura familiar. A pesquisa abrange os nove estados da região Nordeste do Brasil, onde o programa vem sendo veiculado, gratuitamente, por rádios parceiras, desde 2004. Foram consultados, por telefone, 19 profissionais da extensão rural e 255 radialistas parceiros do programa. Depois, foram aplicados dois mil questionários em potenciais ouvintes do Prosa Rural. Descobriu-se que é necessária maior divulgação do programa entre os profissionais da extensão rural; que os radialistas parceiros estão satisfeitos com sua relação com a Embrapa, e que o Prosa Rural tem 4,5% de audiência no universo de potenciais ouvintes do programa na região Nordeste do País. aAgricultura Familiar aComunicação aEmbrapa Transferência de Tecnologia aPesquisa agropecuária1 aESCOBAR, J. L. tIn: Inclusão Social, Brasília, DFgv. 4, n. 1, P.9-18, jul/dez. 2010.