02771naa a2200205 a 450000100080000000500110000800800410001910000200006024500820008026000090016249000420017150000120021352020660022565000150229165300320230665300150233870000190235370000190237277301740239119095302011-12-22 2011 bl uuuu u00u1 u #d1 aPINHEIRO, S. S. aGestão da cadeia de suprimentos da Embrapa Florestas.h[electronic resource] c2011 a(Embrapa Florestas. Documentos, 226). aResumo. aCom o objetivo de melhorar a cadeia de suprimentos e oferecer produtos e serviços adequados à necessidade da Embrapa Florestas, foi proposta a análise do processo de Gestão visando aperfeiçoar os sistemas administrativos na empresa. A metodologia foi dividida em cinco etapas: 1) identificação e priorização; 2) descrição do processo; 3) análise do processo; 4) implementação do plano de melhorias do processo, e 5) acompanhamento e controle do processo. De acordo com quinta etapa, a primeira medição foi realizada em abril de 2010 e a segunda em março de 2011. Foi avaliado junto aos fornecedores o percentual de conhecimento sobre a Embrapa Florestas em relação à responsabilidade social que passou de 38,10% para 53,06% e quanto ao conhecimento da missão chegou a 54,55% na segunda medição, partindo de 38,10%. Foi atingido o percentual de 100% na padronização dos formulários e e-mails. Ações com público interno também foram desenvolvidas como a reformulação da home page do SPM em conjunto com a Área de Transferência e Tecnologia, o que elevou de 8 para 63,18 acessos por mês. Em conjunto com o Núcleo de Tecnologia e Informação foi desenvolvido um banco de dados de fornecedores chegando na segunda medição a um total de 163 cadastros. Verificou-se que o cadastro on-line atraiu novas empresas, ampliando o rol de parceiros no fornecimento de produtos e serviços. Embora tenha sido identificado que os fornecedores conhecem a missão, a responsabilidade socioambiental e ética e projetos da empresa, além do fato de afirmarem não haver dificuldades com a descrição do material, bem ou serviço, isto não significa que o que está sendo adquirido pela empresa atenda as expectativas do usuário final. Estes resultados reforçam a necessidade de aperfeiçoar os canais de comunicação existentes e criar mecanismos de parceria, em consonância com a missão da Embrapa Florestas e do Setor de Patrimônio e Suprimentos, a fim de atender aos anseios e necessidades dos integrantes da cadeia de suprimentos. aLogística aAdministração de material aSuprimento1 aBERGAMO, S. C.1 aMOREIRA, L. C. tIn: EVENTO DE INICIATIVAS E MELHORIAS DAS ATIVIDADES DE APOIO TÉCNICO E ADMINISTRATIVO DA EMBRAPA FLORESTAS, 6., 2011, Colombo. Anais. Colombo: Embrapa Florestas, 2011.