02154naa a2200229 a 450000100080000000500110000800800410001902400350006010000280009524500470012326000090017052014860017965000210166565000150168665300250170165300170172670000260174370000240176970000170179370000150181077300990182519095162011-12-13 2011 bl uuuu u00u1 u #d7 a10.4260/BJFT201114E0001042DOI1 aVERRUMA-BERNARDI, M. R. aAvaliação sensorial de açúcar mascavo. c2011 aO objetivo deste trabalho foi avaliar as características sensoriais e a preferência de 29 marcas de açúcar mascavo disponíveis no mercado. Para tal foi utilizada a Análise Descritiva Quantitativa (ADQ) com 12 provadores treinados e, para o teste de preferência, 30 consumidores do produto avaliaram as amostras em escala hedônica de sete pontos. Os dados obtidos foram analisados através da análise de variância e teste de Tukey, para checar diferenças entre as médias (p ≤ 0,05), bem como por análise dos Componentes Principais (ACP) e de Cluster. Os atributos avaliados quanto à aparência foram: cor marrom, umidade, homogeneidade; aroma: doce, característico, rapadura; sabor: característico, gosto doce, gosto amargo, rapadura e textura: arenosidade. Os resultados mostraram que os açúcares diferiram em todos os atributos sensoriais (p ≤ 0,05), demonstrando a heterogeneidade das amostras, principalmente em relação à aparência e textura. Três grupos de açúcares com características sensoriais semelhantes foram identificados e o grupo 3 composto pelas amostras 7, 9, 10, 17, 22, 24 e 28 alcançou médias superiores para a preferência, cujos produtos apresentaram cor intermediária, gosto mais adocicado e menos amarga. Conclui-se também que na avaliação da preferência a maior variação ocorreu para a aparência (médias 3,1 a 5,3) e textura (3,2 a 6,3), sugerindo que estes parâmetros dirigiram a preferência do consumidor. aAçúcar Mascavo aConsumidor aAtributos sensoriais aPreferência1 aSILVA, T. G. E. R. da1 aBORGES, M. T. M. R.1 aLOPES, C. H.1 aDELIZA, R. tBrazilian Journal of Food Technology, Campinasgv. 14, p. 29-38, jun. 2011. Edição especial.