01480naa a2200253 a 450000100080000000500110000800800410001902200140006002400410007410000200011524501370013526000090027252007080028165000170098965000110100665300200101765300240103765300260106165300150108765300130110265300170111570000230113277300710115519092562019-03-12 2011 bl uuuu u00u1 u #d a1413-80507 a10.1590/S1413-805020110003000022DOI1 aCOSTA, C. C. da aO papel da tributação diferenciada dos combustíveis no desenvolvimento econômico do estado de São Paulo.h[electronic resource] c2011 aEste artigo mostra que o Estado de São Paulo, através da sua política de alíquotas de ICMS diferenciadas para gasolina C (25%) e etanol hidratado (12%) obteve um impacto positivo sobre: a) o consumo de etanol; b) a economia do estado; e c) a economia do restante do país. Para tal este estudo utilizou: a) um sistema interregional de insumo-produto para São Paulo e restante do Brasil; e b) elasticidades preço e cruzada da demanda por gasolina e etanol. Este modelo foi usado para estimar como a economia se comportaria, em termos de PIB, emprego, valor bruto da produção, importações, e arrecadação do governo, se as alíquotas de gasolina e etanol fossem mantidas ao mesmo nível de 25%. aCombustível aEtanol aHydrous ethanol aInput-output matrix aMatriz insumo-produto aSão Paulo aTaxation aTributação1 aGUILHOTO, J. J. M. tEconomia Aplicada, Ribeirão Pretogv. 15, n. 3, p. 369-390, 2011.