01659nam a2200241 a 450000100080000000500110000800800410001902000220006010000190008224501040010126001150020530000160032050000160033652009220035265000140127465000150128865000180130365000150132165300180133665300190135465300230137370000210139619059072020-01-24 2011 bl uuuu u00u1 u #d a978-989-8533-03-61 aPEREIRA, N. R. aPerspectivas da televisão digital na construção coletiva de conhecimento.h[electronic resource] aIn: CONFERÊNCIA IADIS IBERO-AMERICANA WWW/INTERNET, 2011, Rio de Janeiro. Proceedings... Algarve: Iadisc2011 ap. 369-372. aIADIS 2011. aEste artigo propõe uma reflexão a respeito do potencial que as novas mídias interativas oferecem, no sentido de se romper as barreiras do processo de comunicação focado na transmissão e disseminação de informações rumo a um paradigma apoiado na construção coletiva de conhecimento. A convergência tecnológica das mídias, com recursos de portabilidade, mobilidade e interatividade, abre a pespectiva de democratização do acesso aos meios de comunicação, possibililitando novos espaços de aprendizagem e a participação social. A implantação da televisão digital no Brasil desponta como uma oportunidade para a promoção da capacitação e da inclusão digital da sociedade. Por isso, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa lidera uma pesquisa para o desenvolvimento de infraestrutura tecnológica e metodologia de produção de conteúdo para a televisão digital interativa. aEducation aTelevision aComunicação aEducação aCommunication aInteratividade aTelevisão digital1 aAMARAL, S. F. do