01491nam a2200205 a 450000100080000000500110000800800410001902200140006010000180007424501260009226001110021830000140032952007900034365000270113365000310116065300280119165300290121965300170124870000200126519005932020-01-24 2011 bl uuuu u00u1 u #d a2175-46831 aTORRES, T. Z. aCultura da convergência e a perspectiva transmidiática na produção de conteúdos pedagógicos.h[electronic resource] aIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 34., 2011, Recife. Anais... Recife: Intercomc2011 c1 CD-ROM. aRESUMO - As TIC promovem uma comunicação aberta que permite a troca bilateral e horizontal de informações, conhecimentos e saberes. Ocupam atualmente um papel central nos processos de desenvolvimento socioeconômico, cultural e humano porque reorganizam as formas de trabalho, de convivência social e de percepção humana da realidade. No espaço educacional, as TIC são entendidas como canais mediadores que favorecem os processos de ensino e de aprendizagem e propiciam a construção coletiva e colaborativa de novos conhecimentos. O presente artigo analisa os aspectos inerentes à cultura da convergência e à cultura participativa na educação, apresentando a perspectiva transmidiática como um paradigma norteador para a produção de conteúdos pedagógicos digitais. aInformation technology aTecnologia da Informação aConteúdos pedagógicos aCultura da convergência aTransmídias1 aSOUZA, M. I. F.