01672naa a2200181 a 450000100080000000500110000800800410001910000190006024500730007926000090015252011160016165000170127765300320129465300150132665300270134165300300136877300920139818885652011-05-16 2007 bl uuuu u00u1 u #d1 aTAVARES, C. A. aA formação do técnico em agropecuária no sistema escola-fazenda. c2007 aA pesquisa teve como objetivo analisar a eficiência dos ambientes de aprendizagem do sistema escola?fazenda pelas funções básicas que definem o perfil do técnico em agropecuária. A seguinte questão de pesquisa foi analisada: quais os níveis de percepção dos alunos, professores e pessoal técnico-administrativo das escolas agrotécnicas federais em relação ao rendimento da aprendizagem nos diversos ambientes do sistema escola-fazenda para cada uma das funções do técnico em agropecuária. Os dados foram analisados com base no método da diferencial semântica, isto é, técnica que permite a análise da discrepância de valores obtidos em uma escala em relação ao ponto médio, que determinaram a caracterização semântica dos ambientes analisados em seis funções do técnico em agropecuária. Os resultados evidenciaram diferenças significativas de percepção entre os diferentes grupos de respondentes. O estágio sobressaiu-se como o ambiente de maior significado, enquanto a cooperativa e a biblioteca foram considerados os mais precários em todas as quatro escolas analisadas. aAprendizagem aEscola agrotécnica federal aFormação aSistema escola-fazenda aTécnico em agropecuária tAnais da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica, Recifegv. 4, p. 314-339, 2007.