01411naa a2200229 a 450000100080000000500110000800800410001910000200006024500960008026000090017650000220018552007490020765000330095665000130098965000170100265300120101965300230103165300120105470000170106670000190108377300790110218867942011-07-25 2011 bl uuuu u00u1 u #d1 aSOUZA, M. I. F. aAutoria na Web 2.0 no contexto da educação e a ética dos hackers.h[electronic resource] c2011 aNúmero especial. aRESUMO - Este artigo discute a importância do exercício da autoria em ambiente virtual da Web 2.0, considerando que se trata de fundamento essencial à aprendizagem, no professor e no aluno. Autoria na Web 2.0 é apresentada como estratégia pedagógica para ambientes de aprendizagem virtuais, que se utilizam principalmente de ferramentas como blog, wiki e redes sociais. Embora não sejam determinantes, essas tecnologias digitais são condicionantes para que a aprendizagem e a autoria ocorram. Autoria na Web 2.0, além do estabelecimento de novos aparatos tecnológicos, requer novos modos de produção, nos quais prevaleça a postura ética dos hackers, favorecendo a participação, a colaboração, a liberdade e o compartilhamento. aIntellectual property rights aLearning aAprendizagem aAutoria aÉtica dos hackers aWeb 2.01 aSILVA, L. O.1 aARAÚJO, I. C. tETD: Educação Temática Digital, Campinasgv. 12, p. 154-173, mar. 2011.