02127nam a2200301 a 450000100080000000500110000800800410001910000210006024501000008126000550018130000140023649000850025052011990033565000170153465000270155165000170157865000310159565300240162665300130165065300200166370000230168370000180170670000180172470000240174270000180176670000190178470000220180318858042011-04-14 2010 bl uuuu u0uu1 u #d1 aMENDES, C. I. C. aPanorama da oferta de software para o agronegóciobempresas e produtos.h[electronic resource] aCampinas: Embrapa Informática Agropecuáriac2010 a48 p. il. a(Embrapa Informática Agropecuária. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 24). aO objetivo do trabalho é apresentar um panorama da oferta de software para o agronegócio, no Brasil, destacando as empresas privadas desenvolvedoras e/ou distribuidoras e os seus produtos. A metodologia consistiu numa pesquisa do tipo survey, coordenada pela Embrapa Informática Agropecuária, com a participação de diversas outras instituições, no segundo semestre de 2008, realizada em duas etapas: elaboração de questionário semiestruturado on-line e criação de banco de dados. No total, 124 empresas aceitaram participar da pesquisa. Os resultados indicam que 97% das empresas são de micro e pequeno porte e que há uma concentração geográfica (88%) nas regiões Sudeste e Sul. As principais barreiras apontadas pelas empresas para entrada no mercado foram a falta de mão-de-obra qualificada e o desconhecimento do mercado. Conclui-se que é necessário realizar ações coordenadas entre os agentes ? tais como instituições de pesquisa e ensino, empresas privadas, agências de fomento, incubadoras de empresas e associações setoriais ? para aumentar a oferta de software para o agronegócio, bem como fomentar a difusão de tecnologias da informação no setor rural. aAgribusiness aInformation technology aAgronegócio aTecnologia da Informação aMercado de software aSoftware aSoftware market1 aVENDRUSCULO, L. G.1 aANDAKU, C. A.1 aMACEDO, D. H.1 aMORAES, M. A. S. de1 aDUARTE, V. C.1 aSARAIVA, A. M.1 aFREITAS, P. M. de