01315naa a2200169 a 450000100080000000500110000800800410001910000150006024500480007526000090012352008950013265000150102765000090104265000110105165000140106277300690107618847332022-06-07 2011 bl uuuu u00u1 u #d1 aRANGEL, R. aMel brasileiro conquista o mercado externo. c2011 aA apicultura nacional virou a página de uma história de produção incipiente e limitada ao consumo local, para um cenário atual, onde o Brasil desponta como o 11º mais importante produtor mundial e o 5º em exportação. O mel brasileiro é hoje cobiçado pelos principais mercados internacionais, por ser livre de defensivos e pelo excelente padrão de qualidade. Em 10 anos, a produção triplicou e as exportações deram um salto de mais de 9.000%, segundo dados da CBA (Confederação Brasileira de Apicultura). Isso se deve a uma combinação de fatores, que vão desde o recente embargo do mel chinês no mercado mundial, até a crise que quase causou o extermínio de colmeias americanas e europeias, passando por um crescente investimento governamental. Só a FINEP destinou nos últimos oito anos cerca de R$ 6,6 milhões para projetos de infraestrutura e pesquisas no setor. aApicultura aCera aPólen aPrópolis tInovação em pauta, Rio de Janeirogn. 10, p. 56-61, 2010/2011.