01994nam a2200241 a 450000100080000000500110000800800410001910000280006024501500008826000890023830000140032752011930034165000270153465300260156165300200158765300150160765300280162265300090165070000200165970000200167970000350169970000180173418763442020-01-14 2010 bl uuuu u00u1 u #d1 aMAGALHÃES, V. M. A. de aProcesso de construção de hiperdocumentos contextualizados culturalmente de acordo com nível de letramento do aprendiz.h[electronic resource] aIn: CONFERÊNCIA IADIS IBERO-AMERICANA, 2010, Algarve. Actas... Algarve: Iadisc2010 ap. 51-58. aRESUMO: Este artigo tem como objetivo demonstrar o processo de criação de hiperdocumentos contextualizados culturalmente na web, adaptados e disponibilizados de acordo com o nível de letramento do aprendiz, de forma com que esse tenha acesso e compreenda as informações e conhecimentos tecnológicos leiteiros que permitam seu aprimoramento profissional. Este trabalho enfoca a promoção de aprendizagem inclusiva e educação continuada, utilizando as TICs, analogias, letramento, diretrizes da W3C e processamento baseado em senso comum como expressão do contexto cultural do aprendiz. A geração de hiperdocumentos destina-se, principalmente, aos usuários com dificuldades de leitura e acesso a informações. Para elaborar esses hiperdocumentos foi necessário traduzir vocabulários e identificar significados, adaptando-os às necessidades linguísticas e cognitivas dos usuários e o uso de mídias, visando auxiliá-los na compreensão do conteúdo e formação de significado. Como resultado, espera-se que esses produtores de leite possam obter a compreensão do conhecimento tecnico leiteiro digital disponibilizado e melhorem a qualidade do leite produzido no Brasil. aInformation technology aEquivalentes Textuais aHiperdocumentos aLetramento aSimplificação textual aTICs1 aSILVA, M. A. R.1 aANACLETO, J. C.1 aMAGALHÃES JUNIOR, W. C. P. de1 aTORRES, T. Z.