02360nam a2200229 a 450000100080000000500110000800800410001910000230006024500780008326000160016130000160017750001250019352016490031865000300196765000230199765000180202065000150203865300200205365300150207365300240208865300180211218685092025-03-17 2001 bl uuuu m 00u1 u #d1 aLOPES, J. M. da C. aMemória da imagembo testemunho do telespectador.h[electronic resource] a2001.c2001 a107 f.cil. aDissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Artes e Comunicação, Recife. aEste estudo busca compreender como se estabeleceram as relações de comunicação entre um determinado espectador/telespectador do contexto popular e a cultura televisiva pernambucana iniciada na década de 60. Concretamente, a proposta se traduz em perceber o lazer na perspectiva da comunicação e o consumo como lugar de diferenciação social na prática cotidiana e cultural deste sujeito receptor em sua relação com o Programa de Auditório Você faz o Show, considerando as formas pelas quais filtrou, reelaborou e ressignificou a mensagem recebida. Para tanto, são aplicados dois contornos metodológicos, o das mediações, na área da Comunicação, desenvolvido por Jesus Martín-Barbero e o da circularidade cultural, na área da História Cultural por Carlo Ginzburg. Entende-se as mediações como os lugares a partir dos quais se constituem os significados atribuídos às mensagens dos meios de comunicação de massa; a circularidade cultural, como as diferentes maneiras de enfrentamento entre a cultura hegemônica e a cultura popular, representadas numa teia de relacionamentos e reapropriações, num movimento dinâmico, recíproco que influencia os diferentes níveis de cultura. Desta forma, a presente pesquisa, através da retroação do tempo presente sobre o anterior, na fala e no olhar fotográfico deste receptor, resgata o simples gesto quando, através de uma câmara fotográfica, capturou o momento vivido, hoje, memória de vida, da qual a TV é parte integrante. Resgata, sobretudo, imagens que ele não imaginou como fontes de estudo, narrativas de um tempo que passou, à espera de serem descobertas. aCommunications technology aTelecommunications aComunicação aFotografia aCultura popular aEspectador aMemória televisiva aTelespectador