01824naa a2200229 a 450000100080000000500110000800800410001910000170006024501260007726000090020352011170021265000120132965000130134165000190135465300250137365300170139870000230141570000220143870000220146070000220148277300900150418676972011-09-13 2010 bl uuuu u00u1 u #d1 aTREVISAN, R. aPerfil e preferências do consumidor de pêssego (Prunus persica) em diferentes regiões produtoras no Rio Grande do Sul. c2010 aEntender a qualidade percebida pelo consumidor é fundamental para aquele que deseja não apenas produzir frutas, mas também comercializá-las. Além disso, conhecer o consumidor e seus hábitos contribui no adequado planejamento de ações nos diversos segmentos da cadeia produtiva. Procurou-se verificar o perfil e a preferência dos consumidores de pêssego in natura, em três cidades do Rio Grande do Sul. A partir das respostas ao questionário aplicado, traçou-se seu perfil quanto as suas exigências relativas ao hábito de compra e da qualidade da fruta. Utilizou-se a estatística de Qui-quadrado para verificar a ocorrênciade independência entre as variáveis obtidas por meio das respostas dos consumidores em uma amostra de 430 entrevistados entre as três cidades. Constatou-se que o perfil e a preferência dos consumidores de pêssego são distintos nas três cidades pesquisadas quanto ao local de compra e a preferência pela cor da polpa, porém a coloração amarelo-avermelhada da epiderme, o consumo semanal e o sabor são atributos semelhantes para os consumidores nas três cidades. aMercado aPêssego aPrunus Persica aPadrão de qualidade aPos colheita1 aPIANA, C. F. de B.1 aTREPTOW, R. de O.1 aGONÇALVES, E. D.1 aANTUNES, L. E. C. tRevista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabalgv. 32, n. 1, p. 090-100, mar., 2010.