02451nam a2200277 a 450000100080000000500110000800800410001910000210006024501130008126001470019430000100034152015320035165000180188365000210190165300280192265300190195065300250196965300210199465300310201565300370204665300210208370000140210470000170211870000190213570000190215410086572020-02-07 2008 bl uuuu u00u1 u #d1 aHANASHIRO, M. M. aRelações de coordenação na cadeia produtiva dos produtos minimamente processados.h[electronic resource] aIn: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 46., 2008, Rio Branco. Anais... Rio Branco: SOBERc2008 a17 p. aOs produtos minimamente processados (PMP) são alimentos práticos e nutritivos e cada vez mais demandados. Sua cadeia produtiva necessita de monitoramento em todos os elos, principalmente quando à qualidade, sanidade e prazo de validade. Este trabalho analisa as relações de coordenação entre os segmentos de produção agrícola, processamento e distribuição. O texto mostra que os processadores de PMP formam cinco grupos estratégicos, cujas dimensões estratégicas principais são custos, preços, qualidade, liderança tecnológica e canais de distribuição e que compreendem basicamente duas diferentes estruturas de governança (a híbrida e a de mercado); esses processadores têm tamanhos diferentes e atendem a diversos canais de distribuição. Os canais de distribuição, que são o varejo moderno, o mercado institucional (restaurantes, caterings, fast-foods, hospitais e hotéis) e canais alternativos de distribuição de PMP (feiras-livres, "sacolões", CEASAs e lojas de conveniência), comandam a dinâmica da cadeia e estabelecem os padrões exigidos para os PMP. Há cada vez mais uma necessidade de certificação de origem, orgânica, qualidade, etc, para que os vários elos possam ter segurança do que adquirem e dar garantias aos consumidores finais. O texto termina com propostas de diretrizes de políticas que podem auxiliar o desenvolvimento dos negócios desta cadeia produtiva, como o comércio local, certificação participativa, criação de redes de fornecimento e marca própria. aCertification aCadeia produtiva aAbastecimento alimentar aCertificação aGrupos estratégicos aProductive chain aProducts minimum processed aProdutos minimamente processados aStrategic groups1 aBELIK, W.1 aLEITE, B. C.1 aBAMBINI, M. D.1 aVIAN, C. E. F.