01927nam a2200181 a 450000100080000000500110000800800410001910000220006024500860008226001020016852013560027065000260162665000260165265300140167870000170169270000190170970000170172810863422024-06-24 1995 bl uuuu u00u1 u #d1 aQUEIROZ, E. F. de aAuditoria da qualidade/controle estatístico da qualidade.h[electronic resource] aIn: ENCONTRO DE METODOS QUANTITATIVOS DA EMBRAPA E DO SNPA, 3., 1995,Brasilia, DF. p.35-51.c1995 aA implantação da Gestão Pela Qualidade Total ( GQT) numa instituição exige a execução de dois ramos de atividades e esforços. De um lado, ocorre a aplicação dos conhecimentos das Ciências Humanas, com o objetivo de conhecer as expectativas dos clientes e de conquistar a adesão dos funcionários da empresa aos princípios, métodos e procedimentos da GQT ou TQC (Total Quality Control), o que constitui o lado humano do programa de qualidade. De outro lado, é necessário que as expectativas e necessidades dos clientes sejam traduzidas em especificações técnicas que controlem a execução do serviço ou a fabricação do produto, e que constitui o ramo tecnológico da GQT. A administração dos processos que operam dentro do grande processo que é a própria empresa, somente pode ser realizada objetivamente através um rigoroso controle dos mesmos. Este controle, na rotina diária de uma empresa, para ser objetivo, deve ser baseado em dados numéricos que são continuamente analisados através da utilização e aplicação dos conhecimentos da Estatística, constituindo o Controle Estatístico de Processo. Assim, o principal objetivo deste trabalho é apresentar o Controle Estatístico de Processo como ferramenta indispensável para a conquista do estágio mais elevado de garantia da qualidade de produtos e serviços. aAnálise Estatística aControle de Qualidade aAuditoria1 aPOPINIGS, F.1 aSANTANA, O. P.1 aBRANDINI, A.