01728nam a2200181 a 450000100080000000500110000800800410001910000240006024500790008426000150016330000240017850001420020252010910034465000140143565300320144965300370148165300280151818581602018-03-09 2010 bl uuuu m 00u1 u #d1 aARAUJO, D. L. M. de aMentoring e construção da memória organizacionalbum caminho possível? a2010c2010 a146 f.Dissertação aDissertação (Mestrado em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, DF. aEm função das transformações organizacionais, as práticas em gestão de pessoas têm sido alteradas, visando um melhor entendimento sobre os talentos organizacionais bem como seu melhor aproveitamento. A necessidade de se criar um repositório natural do conhecimento organizacional gera também a necessidade posterior de se criar uma memória organizazional. Práticas como mentoring têm sido utilizadas, atualmente, com o intuito de se trabalhar a trasnferência de conhecimento em diversos contextos, em especial entre seniores e juniores. A junção desses dois processos - mentoring e memória organizacional - pode ser considerada uma prática que possilbilitará melhor transferência e retenção do conhecimento ortganizacional. A partir de um estudo de caso e de estudos da bibliografia atual, chegou-se a um conjunto de diretrizeswe elementos que possibilitaram o estabelecimento de um programa de mentoring, bem como sua possível interseção com a memória organizacional possibilitando tornar esses dopis processos em um programa eficaz de gestão do conhecimento. amentoring aAprendizagem organizacional aCompartilhamento do conhecimento aMemória organizacional