01283naa a2200217 a 450000100080000000500110000800800410001910000220006024500970008226000090017952006720018865000120086065000110087265300160088365300180089965300110091770000170092870000260094570000200097177300740099118579212011-04-11 2009 bl uuuu u00u1 u #d1 aALMEIDA, A. N. de aModelo estratégico do pólo moveleiro do Alto Vale do Rio Negro sob os conceitos de Porter. c2009 aO pólo moveleiro do Alto Vale do Rio Negro é o maior exportador do país e atualmente vem sendo afetado com a valorização do real e o crescimento da China no mercado externo. O objetivo desta pesquisa foi o de analisar a percepção dos empresários quanto às estratégias genéricas de Porter. Para tanto foi analisado o grau de importância de 24 variáveis representativas das estratégias de Diferenciação, Baixo Custo e Foco. Através do teste não paramétrico de Mann-Whitney foi identificada uma igualdade de importância entre as estratégias de Baixo Custo e Diferenciação o que, em geral, Porter considera como uma orientação estratégica pobre. aMercado aMóvel aEstratégia aInternacional aPorter1 aLOPER, A. A.1 aSILVA, J. C. G. L. da1 aHOEFLICH, V. A. tScientia Forestalis, Piracicabagv. 37, n. 83, p. 233-242, set. 2009.