01931nam a2200349 a 450000100080000000500110000800800410001910000210006024500760008126000160015730000100017350000950018352009190027865000110119765000180120865000120122665000150123865300110125365300180126465300300128265300250131265300120133765300290134965300290137865300280140765300240143565300320145965300150149165300150150665300330152165300270155410834242007-12-05 1996 bl uuuu m 00u1 u #d1 aDUARTE, J. A. M. aA atuação do jornalista na comunicação empresarialbo caso EMBRAPA. a1996.c1996 a147p. aDissertação (Mestrado) - Instituto Metodista de Ensino Superior, São Bernardo do Campo. aO trabalho resgata a insercao do jornalista na Empresa Brasileira de Pesquisa Argopecuaria - Embrapa - e se propoe a mostrar como esse profissional atua nos centros de pesquisa distribuidos por todo o Brasil. A pesquisa e exploratoria e tem como base o aumento do campo de atuacao do jornalista em empresas nao-jornalisticas no Brasil, onde pode deixar de realizar apenas tarefas tradicionais (assessoria de imprensa e producao de publicacoes empresariais) para atuar como estrategista na viabilizacao dos objetivos empresariais, processo que e descrito em capitulo especifico. Para realizar a pesquisa, utilizamos metodologia qualitativa, especialmente entrevistas, exames de documentos referentes ao assunto e apoio de questionario. Ao final, alem de um retrato da atuacao do jornalista da Embrapa, oferecemos sugestoes para que melhor desempenhe suas atividades e contribua para que a empresa cumpra sua missao. aBrazil aComunicação aEmpresa aJornalismo aBrasil aCommunication aComunicação empresarial aComunicação social aEmbrapa aEmpresa nao-jornalistica aEnterprise communication aEntrepreneur objectives aInsercao na EMBRAPA aInsertion of the journalist aJornalista aJournalism aNon-journalistic enterprises aObjetivos empresariais