01512naa a2200193 a 450000100080000000500110000800800410001910000170006024501090007726000090018652007970019565000100099265300220100265300300102465300280105470000180108270000170110077302010111718115182005-01-12 2004 bl uuuu u00u1 u #d1 aROESE, A. D. aCapacitação de professores do ensino fundamental e médio como multiplicadores ambientais no Pantanal. c2004 aDurante as últimas décadas observa-se um aumento da preocupação com o ambiente em que vivemos. A sociedade, e por conseguinte os governos, têm despertado para a necessidade da conservação dos biomas e em função disso despontam no cenário mundial diversas experiências formativas associadas à Educação Ambiental (EA), demonstrando uma gradativa incorporação da preocupação com a complexidade do pensar sobre o meio ambiente no ensino. Não obstante esse interesse social, ainda existe uma grande distância entre a ciência e o ensino, principalmente com relação aos níveis fundamental e médio do ensino formal. O cenário da EA no Brasil encontra-se ainda em formação, e passa por mudanças muito rápidas à medida em que ampliamos nossa percepção sobre o ambiente. aCurso aEducação formal aFunções multisensoriais aRacionalidade ambiental1 aCURADO, F. F.1 aCARVALHO, D. tIn: SIMPÓSIO SOBRE RECURSOS NATURAIS E SÓCIO-ECONÔMICOS DO PANTANAL, 4., 2004, Corumbá, MS. Sustentabilidade regional: anais. Corumbá: Embrapa Pantanal: UCDB: UFMS: SEBRAE-MS, 2004. (CD-ROM).