01515nam a2200325 a 450000100080000000500110000800800410001910000160006024501020007626000390017830000080021749000530022552006330027865000110091165000230092265000130094565000120095865000280097065000240099865000110102265300160103365300110104965300130106065300210107365300150109470000170110970000250112670000190115170000190117017688592024-09-19 1999 bl uuuu u0uu1 u #d1 aLANA, M. M. aMetodologia para quantificação e caracterização das perdas pós-colheita de tomate no varejo. aBrasilia: Embrapa Hortalicasc1999 a6p. a(Embrapa Hortalicas. Pesquisa em Andamento, 30). aNeste trabalho é apresentada uma metodologia objetiva e quantitativa de avaliação de perdas pós-colheita de tomate no mercado varejista. O tamanho da amostra foi determinado com base no plano que envolve a alocação de que produz variâncias mínimas para custos constantes por estratos. A amostragem foi realizada para o produto antes de ser exposto na área de vendas, denominada qualidade inicial e para o descarte. Em ambas as amostras foram determinadas a proporção de frutos verdes, maduros, muito maduros, com coloração anormal, com danos mecânicos, com danos fisiológicos, com doenças, com pragas e sem dano. aBrazil apostharvest losses atomatoes aCerrado aLycopersicon Esculentum aPerda Pós-Colheita aTomate aAvaliação aBrasil aBrasilia aDistrito Federal aEvaluation1 aMOITA, A. W.1 aNASCIMENTO, E. F. do1 aSOUZA, G. S. e1 aMELO, M. F. de