02204nam a2200289 a 450000100080000000500110000800800410001910000180006024501010007826000250017930000110020452014560021565000260167165000140169765000160171165000150172765000130174265000150175565300110177065300290178165300180181065300110182865300200183965300160185965300130187565300260188816975892007-07-16 1995 bl uuuu m 00u1 u #d1 aROSA NETO, C. aMarketing e inovacao tecnologicabum estudo de caso em uma instituicao de pesquisa agropecuaria. aBelo Horizontec1995 a197 f. aFaz abordagem do processo de inovacao tecnologica de uma instituicao de pesquisa agropecuaria, verificando em que nivel esta utiliza os conceitos de marketing na elaboracao e desenvolvimento de suas pesquisas, bem como o grau de interacao existentes entre as fases de geracao, difusao e adocao das tecnologias geradas. A revisao de literatura mostra a importancia do processo de inovacao tecnologica para o desenvolvimento de um pais, do marketing como instrumento util para que uma organizacao possa realizar trocas com o mercado e deste como sendo o local onde estas trocas deverao se dar. Ressalta tembem, aspectos relacionados a difusao e adocao de tecnologias, tracando perfil da empresa estudada, Centro de Pesquisa Agroflorestal de Rondonia, da EMBRAPA. Foram utilizadas duas tecnologias adaptadas pelo referido Centro. Os dados foram coletados atraves de entrevista semi-estudadas realizadas com os pesquisadores que desenvolveram as tecnologias estudadas, difusores de tecnologias que participaram do processo de divulgacao destas e de entrevista com produtores da regioes para as quais as tecnologias foram recomendadas. Resultados indicaram que a empresa nao utiliza de maneira adequada as tecnicas preconizadas pelo marketing no seu processo de inovacao tecnologica. Verificou-se que esse processo ocorre de maneira inadequada das demandas do mercado por novas tecnologias e que nao ha uma identificacao clara da empresa com os produtores. aagricultural research amarketing aAgricultura aInovação aPesquisa aTecnologia aAdocao aAgricultural development aAgropecuária aBrasil aDesenvolvimento aInstituicao aRondonia aTechnology innovation